Vinicius Castello tem vantagem contra Mirella Almeida na última pesquisa Simplex em Olinda. Veja números do levantamento
por Cynara Maíra
Publicado em 26/10/2024, às 18h00 - Atualizado às 18h01
O último levantamento da Simplex/CBN em Olinda foi divulgada na meia-noite deste sábado (26). Segundo os números da pesquisa, o vereador Vinicius Castello (PT) mantém a vantagem mostrada em outras pesquisas e no resultado do primeiro turno, chegando a uma distância maior de 10 pontos percentuais.
Na mais recente amostra, o que também chama a atenção é a grande quantidade de indecisos, na ordem de 13,6% dos entrevistados. O número é maior do que a diferença entre os candidatos, podendo afetar os números gerais, caso eventualmente penda para um lado ou outro.
Nos votos válidos, Vinicius fica com 57,5%, enquanto a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico Mirella Almeida (PSD) está com 42,5%.
Nos números da pesquisa estimulada, que contam brancos/nulos e indecisos, Vinicius fica com 46,1%, Mirella tem 12 pontos percentuais a menos, com 34,1%. Branco/nulo/nenhum forma 6,2%. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder formaram 13,6%.
Nesta reta final, a distância maior na pesquisa pode estar vinculada com a maior rejeição da candidata do PSD. Dos 500 entrevistados, 41,5% afirmou que jamais votaria em Mirella, esse índice para Vinicius é de 31,4%. Veja a relação dos eleitores com os políticos em disputa no segundo turno:
O que também pode prejudicar a situação do PSD na cidade e assim os números de Mirella é a avaliação da gestão do atual prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD). Escolhida como sucessora do partido do gestor, a candidata sofre com a rejeição do político, que funcionaria como uma âncora.
De acordo com a Simplex, 51,6% afirma que a administração do prefeito Lupércio é "ruim/muito ruim", enquanto as opiniões de que é "bom/muito bom" chegam apenas em 21,6%. Avaliações regulares formam 24%. Não sabe/não respondeu fica em 2,8%.
Na escuta sobre aprovação ou desaprovação da gestão, 41,7% citou desaprovar, enquanto 37,1% aprova. 21,2% não soube ou não quis responder.
O levantamento entrevistou 500 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de 4,89 pontos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo PE-07382/2024.
O material foi encomendado pelo Blog do Elielson, na CBN Recife.
Leia também
@blogdojamildo