Eleições 2024: Vinicius Castello tem vantagem de mais de 10 pontos contra Mirella Almeida em última Simplex de Olinda

Vinicius Castello tem vantagem contra Mirella Almeida na última pesquisa Simplex em Olinda. Veja números do levantamento

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 26/10/2024, às 18h00 - Atualizado às 18h01

Veja última pesquisa sobre segundo turno entre Mirella Almeida e Vinicius Castello - Montagem: Jamildo.com
Veja última pesquisa sobre segundo turno entre Mirella Almeida e Vinicius Castello - Montagem: Jamildo.com

O último levantamento da Simplex/CBN em Olinda foi divulgada na meia-noite deste sábado (26). Segundo os números da pesquisa, o vereador Vinicius Castello (PT) mantém a vantagem mostrada em outras pesquisas e no resultado do primeiro turno, chegando a uma distância maior de 10 pontos percentuais

Na mais recente amostra, o que também chama a atenção é a grande quantidade de indecisos, na ordem de 13,6% dos entrevistados. O número é maior do que a diferença entre os candidatos, podendo afetar os números gerais, caso eventualmente penda para um lado ou outro.

Intenções de votos em Olinda

Nos votos válidos, Vinicius fica com 57,5%, enquanto a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico Mirella Almeida (PSD) está com 42,5%. 

Nos números da pesquisa estimulada, que contam brancos/nulos e indecisos, Vinicius fica com 46,1%, Mirella tem 12 pontos percentuais a menos, com 34,1%. Branco/nulo/nenhum forma 6,2%. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder formaram 13,6%. 

Nesta reta final, a distância maior na pesquisa pode estar vinculada com a maior rejeição da candidata do PSD. Dos 500 entrevistados, 41,5% afirmou que jamais votaria em Mirella, esse índice para Vinicius é de 31,4%. Veja a relação dos eleitores com os políticos em disputa no segundo turno: 

  • Mirella Almeida:
    • Vota com certeza: 27,9%
    • Poderia votar: 14,1%
    • Não conhece o suficiente: 3,5%
    • Jamais votaria: 41,5%
    • NS/NR: 13%
  • Vinicius Castello:
    • Vota com certeza: 39,5%
    • Poderia votar: 15,2%
    • Não conhece o suficiente: 1,1%
    • Jamais votaria: 31,4%
    • NS/NR: 12,8%

Avaliação da gestão Lupércio

O que também pode prejudicar a situação do PSD na cidade e assim os números de Mirella é a avaliação da gestão do atual prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD). Escolhida como sucessora do partido do gestor, a candidata sofre com a rejeição do político, que funcionaria como uma âncora. 

De acordo com a Simplex, 51,6% afirma que a administração do prefeito Lupércio é "ruim/muito ruim", enquanto as opiniões de que é "bom/muito bom" chegam apenas em 21,6%. Avaliações regulares formam 24%. Não sabe/não respondeu fica em 2,8%.

Na escuta sobre aprovação ou desaprovação da gestão, 41,7% citou desaprovar, enquanto 37,1% aprova. 21,2% não soube ou não quis responder. 

Sobre a Pesquisa Simplex em Olinda

O levantamento entrevistou 500 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de 4,89 pontos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo PE-07382/2024. 

O material foi encomendado pelo Blog do Elielson, na CBN Recife. 

@blogdojamildo