Confira os resultados do último levantamento da pesquisa Folha/Ipespe sobre a cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife
por Yan Lucca
Publicado em 26/10/2024, às 09h34
A cidade histórica de Olinda é palco de uma disputa acirrada entre Mirella Almeida (PSD), candidata da gestão Lupércio e Vinicius Castello (PT), vereador de mandato da cidade limítrofe do Recife.
Neste fim de semana, o Instituto Ipespe divulgou seu último levantamento às vésperas do segundo turno, apontando as intenções de voto dos olindenses. A pesquisa encomendada pela Folha de Pernambuco aferiu um cenário apertado e de empate técnico entre os dois postulantes.
Com margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95,45%, a pesquisa aferiu (votos válidos) que o petista Vini Castello figura 51% contra 49% da candidata da gestão, Mirella Almeida. Somam 5% os que declararam votar branco ou nulo e 5% não souberam responder.
A pesquisa também aferiu o índice de rejeição dos candidatos e o cenário também foi de empate. 42% "não votaria de jeito nenhum" em Vinicius Castello e Mirella Almeida.
O Instituto ouviu 500 pessoas, entre os dias 24 2 25 de outubro e está registrada no TSE sob o número: PE-03686/2024. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95,45%.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Na noite desta sexta-feira (25), Mirella Almeida e Vinicius Castello participaram do debate promovido pela TV Nova Nordeste. Mediado pelo jornalista Pedro Paulo, os candidatos se enfrentaram pela última vez antes do segundo turno.
No debate, os candidatos repetiram as mesmas estratégias utilizadas durante a campanha. Em vários momentos, Vinicius se colocou como "uma mudança real" para Olinda buscando sempre associar Mirella como uma extensão e continuidade da gestão Lupércio.
Por outro lado, Mirella tentou associar a imagem de Vinicius a de Renildo Calheiros (PCdoB), ex-prefeito da cidade que deixou a gestão marcada por uma alta rejeição na cidade.
Logo cedo, o Blog do Jamildo registrou mais uma tentativa dos adversários políticos de Vinicius de minarem a sua relação com o eleitorado conservador e evangélico, ao "vazarem" para o site uma suposta captura de tela do X (ex-Twitter) onde o petista afirma que "a crentalhada [evangélicos]" deveria ser extinta.
Ao longo da corrida eleitoral o petista afirmou estar sendo vítima de um suposto "gabinete do ódio" orquestrado para tentar "atacar a sua honra" com postagens homofóbicas e falsas associações.
Leia também
@blogdojamildo