Exclusivo: Assembleia contrata reforma do Palácio Joaquim Nabuco por R$ 23 milhões

Empresa foi escolhida por concorrência pública para reforma do Palácio Joaquim Nabuco

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 26/10/2024, às 09h27

Palácio Joaquim Nabuco em 1915 - Divulgação/Arquivo Fundaj
Palácio Joaquim Nabuco em 1915 - Divulgação/Arquivo Fundaj

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concluiu licitação para a reforma e restauração do Palácio Joaquim Nabuco, prédio histório que abrigou o antigo plenário do Poder Legislativo estadual.

O Palácio Joaquim Nabuco, localizado no bairro Boa Vista, no centro do Recife, é uma joia da arquitetura neoclássica do Brasil.

A escolha foi feita por uma concorrência pública.

A empresa vencedora irá receber R$ 23.749.659,01 (Vinte e três milhões, setecentos e quarenta e nove mil, seiscentos e cinquenta e nove reais e um centavo).

A licitação foi homologada em 23 de outubro.

A assinatura da homologação foi do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, e do primeiro-secretário, Gustavo Gouveia.

PALÁCIO HISTÓRICO

O Palácio Joaquim Nabuco foi projetado pelo arquiteto José Tibúrcio Pereira Magalhães, e teve sua construção iniciada no começo da década de 1870.

A inauguração ocorreu em 1 de março de 1875, com o prédio ainda inacabado.

A obra só foi entregue definitivamente no dia 20 de janeiro de 1876.

O prédio está destinado a ser um museu não apenas do Poder Legislativo Estadual, mas da história de Pernambuco, preservando a memória e a história do Poder Legislativo pernambucano.

O prédio histórico abrigou a sede do poder legislativo até 2017.

Pouca gente sabe, mas, inaugurado em 1875, ele foi o primeiro edifício do país construído especificamente para abrigar uma casa legislativa.

O museu abriga um vasto acervo, incluindo documentos históricos, mobiliário, obras de arte e objetos decorativos que refletem a rica história política do estado. No setor de patrimônio, sab-se que trata-se de um local fascinante para visitar, especialmente para quem se interessa por história e cultura.

@blogdojamildo