Faltando menos de 24h para o resultado definitivo do segundo turno, no Paulista, Simplex afere Ramos (PSDB) com larga vantagem sob Júnior Matuto (PSB)
por Yan Lucca
Publicado em 26/10/2024, às 08h50
No fim da noite desta sexta-feira (25), faltando apenas um dia para o segundo turno das Eleições municipais 2024, o Instituto Simplex, em parceria com a CBN Recife, divulgou o resultado do seu último levantamento de intenções de voto na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife.
Com uma margem de erro de 4,38%, o instituto ouviu 500 pessoas por meio de entrevistas presencialmente. Na modalidade "estimulada - votos totais", Ramos (PSDB), candidato de Raquel, aparece com 52,8 % das intenções de voto, contra 29,3 % do socialista Júnior Matuto. Branco/Nulo/Nenhum totalizaram 5,6% e NS/NR somam 12,3 %. Veja o gráfico:
Confira o resultado com os votos válidos (que retiram as opções brancos, nulos e indecisos):
@blogdojamildo A eleição no Paulista pode ser decisiva para a tecelagem política de Raquel e João. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo #notícia #blogdojamildo
♬ som original - Jamildo.com
A Simplex também aferiu a avaliação do prefeito Yves Ribeiro na cidade do Paulista. Os resultados somaram:
Avaliação do Trabalho do Prefeito Yves Ribeiro:
Classificação da Qualidade do Trabalho:
Aprovação do Mandato do Prefeito Yves Ribeiro (Apenas entre os que responderam "Regular" na questão anterior):
Geral (Percentual de Aprovação):
A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro deste ano, entrevistando 500 eleitores do município, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4,38% para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95% e está registrada no TSE sob o número PE - 01983/2024.
Tanto Yves, quanto a governadora Raquel Lyra ambicionam a vitória de Ramos (PSDB), por motivos diferentes, porém iguais. Explico.
Yves deseja sair como uma liderança consolidada no litoral sul de Pernambuco, elegendo a maioria dos apoiados nas cidades que integram a região. Em reportagem no site Jamildo.com, a coluna eletrônica registrou que Yves ajudou a eleger cinco dos sete que apoiou, perdendo apenas em Abreu e Lima, onde Flávio Gadelha (PSB) venceu o candidato Dr. Marquinhos (PSDB).
A sétima e, por tanto, decisiva cidade para consolidar sua liderança é o Paulista.
Já a governadora Raquel Lyra, por sua vez, segundo bastidores, deseja cercar a Região Metropolitana do Recife com aliados em uma tentativa de enfraquecer João Campos, que supostamente vai concorrer ao governo em 2026. A conferir.
Yves, atualmente no Partido dos Trabalhadores, desde o momento que passou a integrar o partido, tem a sua filiação na mira de uma ala do PT. Quando decidiu rumar para o lado da governadora Raquel Lyra, contrariando os direcionamentos do partido, a situação agravou-se ainda mais.
O Blog do Jamildo registrou ainda no começo de novembro, que o presidente do PT, Cirilo Mota, tem planos de pedir a expulsão de Yves da legenda, por descumprir o estatuto do partido, que exige aos filiados que sigam os posicionamentos exigidos pelos diretórios.
Cirilo disse ao site que a expulsão de correligionários que apoiam nomes fora da determinação do PT já ocorreu em outros momentos.
Leia também
@blogdojamildo