Último levantamento da Exatta comunicação mostra que Ramos tem o dobro dos votos válidos contra Matuto no segundo turno de Paulista; veja todos os números
por Cynara Maíra
Publicado em 25/10/2024, às 07h31
Nesta sexta-feira (25), o Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa divulgou sua última pesquisa sobre as intenções de voto pelo segundo turno no Paulista, o sexto maior colégio eleitoral de Pernambuco.
O levantamento, feito em parceria com o Diário de Pernambuco, mostra ampla vantagem para o candidato do PSDB, Severino Ramos, contra o ex-prefeito e atual deputado estadual Júnior Matuto (PSB).
Nos votos válidos, que excluem brancos/nulos e indecisos, Ramos chega a ter mais que o dobro das intenções de voto de Matuto.
O resultado mostra Ramos com 69,19% dos votos válidos, enquanto Matuto tem 30,81%. Com esses números, o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) tem 38,38 pontos acima que o nome apoiado pelo prefeito João Campos (PSB).
Com 84,6% dos eleitores a afirmar que já estão certos de seu voto no domingo (27), a possibilidade de virada de Matuto, segundo a pesquisa, é mínima. Isso porque o índice de pessoas não convictas sobre o voto é apenas de 14,4%, o que não seria suficiente para garantir a vitória para o socialista. 1% não opinou sobre o tema.
Sobre a possibilidade de vitória, 72,6% dos eleitores acreditam que a vitória será de Ramos, enquanto apenas 16,8% acham que Matuto será o novo Prefeito do Paulista. 10,6% não soube responder.
A situação de Matuto no levantamento está vinculada com o seu índice de rejeição. O candidato tem 51,8% de rejeição, enquanto Ramos fica com 19,2%.
17,8% dos eleitores entrevistados afirmaram não rejeitar ninguém, 7,8% rejeita ambos. 3,4% não souberam responder.
Apesar de 28% dos entrevistados afirmarem que o apoio de João Campos poderia influenciar na escolha, 58,2% citou que os endossos não influenciam em seu voto.
Mesmo que 58,8% relatarem que desaprovam a gestão de Raquel Lyra (PSDB) em Pernambuco, o candidato da governadora é quem lidera com vantagem.
Apesar da vitória em Paulista ser decisiva para que o partido de Raquel iguale o número de prefeituras ao PSB, o apoio da tucana é rejeitado por 17,8% dos eleitores. Veja o índice de influência de outras figuras políticas:
Em uma avaliação das atuais gestões, o governo do atual prefeito, Yves Ribeiro, é amplamente rejeitado, com 75,2% desaprovando a administração do político. 16,2% aprova e 8,6% não respondeu.
A gestão Raquel Lyra é desaprovada por 58,8%, enquanto 30,6% aprova o governo da tucana, 10,6% não respondeu.
Já o governo Lula é aprovado por 58,4% e desaprovado por 35,8%. 5,8% não soube responder.
Leia também
@blogdojamildo