Movimentações neste fim de semana no Recife ocorrem após o início do período de convenções partidárias. Eventos marcam proximidade do período eleitoral
por Cynara Maíra
Publicado em 22/07/2024, às 07h30
Com o início do período de convenções partidárias no sábado, 20 de julho, diversos políticos já começaram as movimentações oficiais para campanha na eleição municipal do Recife.
A partir deste final de semana, os envolvidos na disputa já programam convenções e a oficialização de suas chapas.
A primeira a se oficializar como candidata à prefeitura da cidade foi a deputada estadual Dani Portela (PSOL), através da Federação PSOL/REDE.
Na manhã de sábado, Dani Portela e sua vice, Alice Gabino, também apresentaram ao público seus candidatos à Câmara de Vereadores do Recife nesta eleição. O evento ocorreu no Derby.
Voltada para marca da diversidade, Dani Portela disse em seu discurso que "a chapa é diversa, representa bandeiras, e principalmente vidas com histórias de luta e resistência. Nossas pautas não são só pautas. São sobre as nossas vidas e as nossas existências".
A convenção do PSOL/REDE marca um possível fim para as tensões entre ambos os partidos federados sobre a disputa no Recife. O deputado federal Túlio Gadelha (REDE-PE) também se colocou como pré-candidato, em um impasse entre as siglas,
Como o PSOL tem 70% das vagas da federação no Recife, a chapa de Dani e Alice saiu vitoriosa como a representante do PSOL/REDE;
O ex-secretário do Turismo do governo Raquel Lyra, Daniel Coelho (PSD), decidiu deixar sua convenção para o final do prazo. O ex-deputado estadual e federal marcou para o primeiro sábado de agosto (03).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os eventos de oficialização ocorram até 5 de agosto.
Daniel irá oficializar sua candidatura para Prefeitura do Recife às 10 horas, no Clube das Pás, localizado no bairro de Campo Grande.
O ex-secretário direciona seu nome para as bandeiras de sustentabilidade, inclusão social e mobilidade urbana. Daniel também cita a necessidade do combate à pobreza e à fome da população.
"Precisamos construir um Recife onde a diversidade seja a nossa maior riqueza, onde cada um tenha a oportunidade de realizar seus sonhos e onde ninguém seja deixado para trás", fala o político.
Daniel ainda não anunciou oficialmente quem será o vice na sua chapa, mas especula-se o nome da ex-secretária da Mulher Mariana Melo (PSDB). Tanto Daniel quanto Mariana foram exonerados pela governadora Raquel Lyra a pedido, para a campanha.
Após reunião com o presidente Lula (PT), João Campos (PSBD) deve anunciar oficialmente o vice da sua chapa nesta segunda-feira (22) no encontro de partidos aliados com a candidatura à reeleição do prefeito.
Victor Marques (PCdoB) é engenheiro civil, ex-assessor de Campos e considerado um nome de grande confiança do prefeito do Recife. Saiba mais sobre Victor e sobre as articulações para decisão do vice de João Campos nesta matéria.
A convenção do PSB para oficializar João Campos como candidato ocorrerá no domingo, 04 de agosto, penúltimo dia permitido para realização dos eventos.
Leia também
@blogdojamildo