Mano Medeiros se aproxima de uma possível vitória no primeiro turno. Veja os números da Pesquisa Ipespe sobre a disputa por Jaboatão dos Guararapes
por Cynara Maíra
Publicado em 01/10/2024, às 08h00
A disputa em Jaboatão dos Guararapes poderá acabar ainda no primeiro turno das eleições 2024, é o que mostra a nova pesquisa Ipespe, contratada pela Folha de Pernambuco.
Segundo maior colégio eleitoral do estado de Pernambuco, Jaboatão é um dos poucos mais de 100 municípios brasileiros que podem ter segundo turno.
Apesar disso, o cenário da Ipespe/Folha de Pernambuco indica que o prefeito Mano Medeiros (PL) está muito próximo de uma possível vitória no primeiro turno das eleições. Desde o levantamento divulgado no começo de setembro, o candidato conseguiu oscilar positivamente em dois pontos percentuais.
Mano conseguiu 40% das intenções de voto entre os eleitores de Jaboatão. Enquanto isso, Elias Gomes (PDT) oscilou negativamente no limite da margem de erro, com menos quatro pontos, ficando com 18% do eleitorado.
A deputada federal Clarissa Tércio (PP) empata numericamente com Elias ao oscilar um ponto para cima e ficar com um total de 18%.
O candidato do Avante, Daniel Alves, manteve seus 6% da pesquisa anterior.
10% dos jaboatonenses afirmam que não pretendem eleger ninguém, votar em branco ou nulo. 8% não escolheu um candidato.
A proximidade de Mano Medeiros a uma vitória no primeiro turno ocorre a partir da consideração dos votos válidos, quando se exclui os brancos e nulos. Nesse resultado, o atual prefeito tem 49%. Um político só precisa de 50% dos votos mais 1 para driblar uma disputa em segundo turno.
Esse crescimento da parte de Mano Medeiros com apenas cinco dias para eleição é possível, já que o candidato tem o menor índice de rejeição entre seus adversários. O mais rejeitado é Elias Gomes.
Enquanto Mano tem 37% de rejeição, os demais candidatos tem 50% ou mais. Veja a lista de rejeição:
A pesquisa entrevistou 600 eleitores entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais e seu índice de confiança é de 4,1 pontos percentuais. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral sob número PE-03655/2024.
Leia também
@blogdojamildo