Eleições 2024: Mano Medeiros é o primeiro candidato de Jaboatão em sabatina do Jamildo.com

Mano Medeiros é primeiro nome na sabatina de Jamildo Melo com os candidatos à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, confira falas do candidato

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 02/09/2024, às 17h00

Mano Medeiros foi primeiro convidado da sabatina do Jamildo.com com candidatos à Prefeitura de Jaboatão - Yan Lucca/Jamildo.com
Mano Medeiros foi primeiro convidado da sabatina do Jamildo.com com candidatos à Prefeitura de Jaboatão - Yan Lucca/Jamildo.com

Nesta segunda-feira (02), o atual prefeito de Jaboatão e candidato à reeleição na cidade, Mano Medeiros (PL), estreou a série de sabatinas de Jamildo Melo com os políticos que pleiteiam a disputa em Jaboatão dos Guararapes. 

Além de Mano, também participarão das entrevistas o ex-prefeito Elias Gomes (PT), o vereador Daniel Alves (Avante) e a deputada federal Clarissa Técio (PP). 

A entrevista ocorreu pelo perfil do Instagram do site (@blogdojamildo) em formato de transmissão ao vivo às 16 horas.

Sabatina de Mano Medeiros

Jamildo Melo iniciou a sabatina com Mano Medeiros questionando se o prefeito tinha um posicionamento sobre a disputa eleitoral dos Estados Unidos, em referência às declarações de Gilson Machado (PL) sobre um apoio de Donald Trump em sua candidatura para Prefeitura do Recife. 

Em resposta, Mano Medeiros desconversou e afirmou que era moderado: "deixa a Kamala, Trump e os Estados Unidos pra lá, aqui é Jaboatão dos Guararapes". 

Ainda sobre pautas mais gerais, Mano opinou sobre o bloqueio do X, antigo Twitter, de maneira mais sutil ao dizer que a ação limita a liberdade de expressão, mas sem grande força. 

Mano buscou se apresentar como conciliador e declarou que tinha a mesma relação com o Governo Federal, tanto na gestão de Bolsonaro quanto na de Lula, desde que traga ajuda para Jaboatão. 

Com relação a sua personalidade mais comedida, Mano afirmou que sempre esteve nos bastidores da política e com a entrada nos holofotes não quis criar personagem. "Alguns podem estar mudando por interesse pessoal, mas vou continuar sendo Mano, continuar governando como Mano", disse.  

Propostas do candidato

Sobre o processo de revitalização da Lagoa do Naútico, cobrada por um internauta na caixa de perguntas, Mano Medeiros cita que já começou o alargamento e aprofundamento da Lagoa para assegurar maior segurança, mas que o processo de transformação do local exige um alto volume de recursos. 

Para assegurar a retirada da obra no local, o prefeito afirma que estuda um projeto através de parceria público-privada. 

Fala que a Lagoa do Náutico precisa ser revitalizada. Atualmente fez um alargamento e aprofundamento do braço da Lagoa do Náutico para que a lagoa "volte a respirar". Estima que a requalificação exige um volume muito alto de recursos, mas quer criar um projeto através da parceria público-privada. 

Com relação à violência e segurança pública, Mano relatou que defende o armamento da guarda para segurança dos agentes, mas que existe uma PEC no Congresso Nacional que deve definir a possibilidade da guarda municipal ter poder de polícia. 

Sobre educação, o prefeito da cidade declarou que Jaboatão integrou 944 novos concursados na área em 2024. 

Com o tema de habitação, Mano Medeiros cita que os dados oficiais da cidade é de um déficit habitacional de 20 mil, mas que os números são subnotificados. Hoje nós pagamos mais de mil auxílios moradias. Um terço da nossa população vive em área de risco".

Mano ainda cita que planeja melhorar essa situação em uma possível segunda gestão, mas que a cidade falta recursos para resolver o problema. 

Para causa animal, Mano prometeu ampliar as unidades UBS Pet e ampliar os castramóveis ao redor da cidade.

Como seu foco para um segundo mandato, Mano defende que planeja aumentar a infraestrutura na cidade, com drenagem, calçamentos, "40% do nosso município é asfaltada e precisamos melhorar"

Questões Políticas

Durante a sabatina, Mano respondeu sobre sua fala polêmica com relação a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Sobre ter dito que autismo virou moda, o prefeito cita que defende o autismo não como "plataforma de campanha, mas sim uma plataforma de governo [...] quero discutir como forma institucional, não política". 

O prefeito ainda afirmou que a situação foi tirada em cortes fora de contextos feitos por seus adversários. Sobre a declaração de Eduardo da Fonte (PP) em que o líder do PP de Pernambuco afirma que Mano seria um laranja de Anderson Ferreira, o prefeito de Jaboatão cita que não dá atenção para Eduardo, além de insinuar que outra pessoa do lado do PP seria uma laranja. 

Sobre as acusações de que estaria escondendo o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo pouco contato que teve com o político durante a visita do ex-presidente em Pernambuco, Mano falou que evitou um contato maior por medo de problemas jurídicos.

Ao citar que outros candidatos apoiados por Bolsonaro tiveram problemas judiciais durante a visita, Mano cita que "tudo que eu faço é motivo pra levar uma canetada" de seus adversários e que, apesar de prezar pelo apoio do ex-presidente, seu foco é Jaboatão. 

Veja a íntegra da entrevista com Mano Medeiros: 

Sabatina com candidatos de Jaboatão dos Guararapes

Na terça-feira (03), o convidado para sabatina do Jamildo.com é o ex-prefeito de Jaboatão Elias Gomes (PT). A transmissão começa às 16 horas. Os internautas que desejarem perguntar para Elias podem apresentar seus questionamentos na caixinha de perguntas que consta nos stories. 

Como em Jaboatão dos Guararapes há apenas quatro candidatos, todos os políticos registrados foram chamados para sabatina. 

Veja a programação a seguir da sabatina: 

  • Terça-feira (03/09): Elias Gomes (PT)
  • Quarta-feira (04/09): Daniel Alves (Avante)
  • Sexta-feira (06/09): Clarissa Tércio (PP).
@blogdojamildo