Levantamento da AtlasIntel demonstra uma imagem muito positiva de João Campos entre o eleitorado do Recife. Raquel é a mais rejeitada numericamente
por Cynara Maíra
Publicado em 26/09/2024, às 18h00
Além das intenções de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, a pesquisa AtlasIntel também questionou os eleitores sobre as avaliações que fazem dos políticos que influenciam a região.
Em um cenário semelhante ao mostrado nos números da disputa, o prefeito João Campos (PSB) é o melhor avaliado entre os eleitores, tanto na análise da sua imagem como líder político quanto na avaliação de sua gestão na Prefeitura do Recife.
A pesquisa questionou a aprovação e avaliação dos líderes dos Executivos Municipal, Estadual e Nacional, além de perguntar aos eleitores sobre como veem as imagens dos políticos vinculados com a disputa de 2024.
Enquanto o presidente Lula (PT) tem um cenário dividido na aprovação, com 48% de aprovação, 43% de desaprovação e 9% de "não sei", João Campos consegue 72% de eleitores a afirmar que aprovam seu desempenho na Prefeitura do Recife.
Com 22% a relatar que desaprova sua gestão e 6% a declarar que não sabe, o candidato à reeleição consegue um saldo positivo de 50 pontos.
A situação é distinta para governadora Raquel Lyra (PSDB). Ao contrário da alta popularidade de João e a divisão de Lula, Raquel tem a desaprovação como maioria. 63% dos eleitores questionados foram contra seu desempenho, enquanto 19% disse aprovar. 18% não soube responder.
Nesse contexto, enquanto João tem saldo positivo de 50 pontos, a governadora fica com 44 pontos negativos no total.
Na avaliação das gestões executivas, O cenário é semelhante ao das aprovações, mas com números melhores para Raquel Lyra.
O saldo da governadora é de 37 pontos negativos, no qual 48% dos eleitores avaliaram sua gestão como "ruim/péssima". Muito próximo desse número, está a posição de que o governo Raquel é "regular", compondo 41% dos respondentes.
Apenas 11% dos eleitores citam a administração de Raquel Lyra como "ótima/boa".
Lula também consegue números relativamente melhores, com um saldo positivo de nove pontos. O presidente do Brasil tem 43% dos eleitores a citar seu governo como "ótimo/bom", enquanto avaliações negativas são 34%. A posição de que o terceiro mandato de Lula é "regular" forma 24%.
João Campos mantém números positivos, com 50 pontos positivos de resultado final. 68% dos recifenses citam sua gestão como "ótima/boa", 22% cita que a administração é regular. Apenas 10% pontuou o governo socialista como "ruim/péssimo".
Veja os números resumidos:
Com relação ao posicionamento dos eleitores sobre as principais lideranças políticas relacionadas com as eleições municipais do Recife, a pesquisa AtlasIntel questionou aos recifenses sobre a imagem que têm sobre essas autoridades.
Os resultados mostraram que a maioria dos eleitores tem uma visão positiva de João Campos, enquanto Raquel Lyra, Gilson Machado, Daniel Coelho saíram com os piores saldos.
Apesar de Jair Bolsonaro (PL) ter rejeição semelhante a de Raquel Lyra e até maior que a de Daniel, o número de avaliações positivas desses representantes da extrema-direita é maior do que os da base governista em Pernambuco, o que aumenta o saldo negativo para Lyra e Coelho.
No resultado, os únicos nomes com saldo positivo são João Campos e Lula. Até Lula tem números relativamente apertados, comparado com o prefeito do Recife, que tem um saldo positivo de 57 pontos.
Esse número ocorre após 74% dos eleitores relatarem visão positiva do prefeito, enquanto apenas 17% apresentou posição negativa sobre João. 9% não soube responder.
No caso de Raquel Lyra, 58% diz ter visão negativa da política. Apenas 21% disse ter uma imagem negativa da governadora, 21% não soube responder. Bolsonaro e Gilson tem rejeição de 56 e 57%, respectivamente, mas tem avaliações positivas acima de 30 pontos.
Com índice de visão positiva igual ao de Raquel, Daniel Coelho é visto negativamente por 47% dos recifenses. 32% não soube responder sua posição sobre o candidato e ex-secretário de Turismo da governadora.
Veja os números totais entre o maior saldo para o pior:
O levantamento entrevistou 1.215 recifenses em formato de questionário online. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com índice de confiabilidade de 95%. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº PE-08091/2024.
Leia também
@blogdojamildo