Eleições 2024: pesquisa Atlas mostra números inéditos para disputa pela Prefeitura do Recife

A pesquisa Atlas sobre as eleições no Recife mostra um cenário distinto na disputa. Com valores maiores para Gilson, Daniel fica abaixo de Dani Portela

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 26/09/2024, às 17h00

João Campos declara que participará de debates na TV - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
João Campos declara que participará de debates na TV - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

Na tarde desta quinta-feira (24), o Instituto AtlasIntel divulgou seu levantamento sobre a disputa pela Prefeitura do Recife desde o início do período de campanha eleitoral. A pesquisa foi encomendada pela CNN Brasil. 

Apesar de apresentar algumas semelhanças com as demais pesquisas sobre as eleições no Recife, os números do levantamento realizado em formato online demonstram um cenário distinto. 

A pesquisa havia sido impugnada a pedido da coligação "Recife Levado a Sério", liderada por Daniel Coelho (PSD). O motivo do pedido de impugnação de Daniel Coelho foi baseado na ideia de que a AtlasIntel "descumprira normas legais atinentes à realização do ato de pesquisar a manifestação do candidato". 

Atlas mostra influência maior de Gilson Machado, mas mantém vitória de João Campos

Enquanto a maioria das pesquisas coloca João Campos com mais de 70% dos votos, a pesquisa aponta o atual prefeito do Recife com 65,8% das intenções de votos.

Mesmo que ainda conceda a vitória do socialista em primeiro turno, a análise da AtlasIntel demonstra maior força para o candidato Gilson Machado (PL), que se apresenta com 20,9% das intenções de voto. Nas outras pesquisas, Gilson não chega em 10%. Quem deu este número maior para o candidato do PL havia sido a Futura Inteligência, há uma semana atrás.

Onde Gilson vai bem

Os únicos cenários no qual Gilson ultrapassa João é entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da Delegada Patrícia (PSDB), que se candidatou em 2020. Na reta final, ela tentou surfar a onda bolsonarista também, sem sucesso. Caiu em desgraça quando disse que o povo do Recife era feio. Ela é carioca. Na época era apoiada por Daniel, contra Mendonça Filho. Os dois estão juntos, agora.

Como nome de Bolsonaro no Recife, Gilson Machado consegue 57,8% do eleitorado que votou no ex-presidente nas eleições de 2022, João ainda consegue captar 34%. Entre os eleitores da Delegada Patrícia, Gilson consegue 83,4%.

Além dessa estratificação, Gilson só se aproxima de João com maior força no público evangélico, no qual 53,2% apoia o candidato do PSB e 38% declara voto no endossado por Jair Bolsonaro no Recife. 

Daniel fica atrás de Dani Portela, mas empata tecnicamente

Outra ponto de destaque da pesquisa é a posição do terceiro e quarto lugar numericamente. Enquanto os demais levantamentos colocam Daniel Coelho (PSD) na terceira posição, na AtlasIntel esse posto é da deputada Dani Portela (PSOL), que fica com 4,8%.

O ex-secretário de Turismo de Raquel Lyra (PSDB) fica na quarta posição, mas tecnicamente empatado com Portela, ao atingir 3,5%. 

Em números menores estão: 

  • Ludmilla (UP): 1,4% 
  • Técio Teles (Novo): 1,2% 
  • Simone Fontana (PSTU): 0,2% 

O número de "não sei" foi de 1,6%, enquanto votos brancos/nulos formou apenas 0,5%. 

Sobre a Pesquisa Atlas 

A pesquisa entrevistou, em formato de questionário online, 1.215 eleitores do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo número PE-08091/2024. 

@blogdojamildo