João Campos criou santinhos e figurinhas colecionáveis. Após ação viralizar, Dani Portela criou "figurinhas" para criticar a gestão do socialista
por Cynara Maíra e Yan Lucca
Publicado em 26/09/2024, às 14h34
"Surfando" nos números altas das pesquisas eleitorais e de avaliação de gestão, João Campos (PSB) lançou nesta semana "santinhos" colecionáveis. O político decidiu criar seis versões diferentes para os famosos materiais de campanha com os números dos candidatos.
O item viralizou tanto nas redes sociais, que João anunciou na quarta-feira (25) a criação de praguinhas com as mesmas imagens dos santinhos, em um estilo semelhante a de figurinhas colecionáveis.
As figurinhas colecionáveis do prefeito, como também os santinhos, têm seis versões:
Nas redes sociais, eleitores pedem a criação de um álbum de figurinhas para comportar os itens colecionáveis, enquanto internautas de outros estados e cidades afirmam que desejam obter o material.
Com o último Datafolha no Recife colocando João com 76% das intenções de voto, o político tem utilizado o marketing e as redes sociais para manter o público engajado na sua campanha.
A realização dos santinhos e figurinhas colecionáveis, por exemplo, tem mobilizado eleitores a procurar o material de campanha do candidato, fazendo com que os recifenses desejem itens corriqueiros do período eleitoral e que, muitas vezes, eram vistos negativamente pelo público.
Popular pela presença digital, a campanha de João tem apostado em exaltar o perfil de "influenciador" do candidato, divulgando as ações dos eleitores com os memes do prefeito, como a publicação nesta semana de uma eleitora que tinha decorado as unhas com a foto de João Campos e a frase "meu prefeito já almoçou?".
A candidata do PSOL, Dani Portela, não poupou críticas à campanha socialista liderada por João Campos. Em suas redes sociais, ela lançou uma série intitulada "Figurinhas não colecionáveis de João Campos", ironizando a gestão do atual prefeito com slogans provocativos.
Entre as figurinhas compartilhadas por Portela, destacam-se frases como:
Essas críticas geraram repercussão entre seus seguidores, muitos dos quais endossaram os motes levantados pela campanha da candidata. "Esse prefeito é só instagramável", comentou um internauta enquanto outros compartilhavam suas frustrações em relação ao prefeito João Campos.
Na mais recente pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco, Dani Portela oscilou negativamente, passando de 3% para 2% das intenções de voto.
@blogdojamildo Oposição nos bastidores já começa a reconhecer erros na campanha e admitir possível vitória de João Campos 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo#notícia#blogdojamildo♬ som original - Jamildo.com
Outro ponto de destaque na estratégia de Dani foi sua crítica à gestão das creches parceiras da Prefeitura do Recife, tema que já vinha sendo explorado por outros concorrentes, como Gilson Machado. Esta foi a primeira vez que Portela abordou diretamente essa questão, que vem sendo alvo de severas críticas à administração de João Campos.
Confira o post feito nas redes sociais da candidata:
Ver essa foto no Instagram
Com a iniciativa, Dani Portela segue em busca de se posicionar como uma alternativa crítica e combativa, tentando atrair eleitores descontentes com o PSB, mas sobretudo um eleitorado mais radical e insatisfeito com o apoio incondicional do PT ao PSB no pleito deste ano.
Cynara Maíra e Yan Lucca
Cynara Maíra é estudante de Jornalismo na UFPE, foi repórter-estagiária no Sistema Jornal do Commercio, cobrindo política e economia. Cobriu as eleições de 2022 com Jamildo Melo e é certificada pela Abraji em desinformação eleitoral e IA. Atualmente, é repórter no site Jamildo.com, com foco em política e economia, e tem interesse em livros e acessibilidade comunicacional.
Yan Lucca é estudante de jornalismo na UNINASSAU e foi repórter estagiário no Sistema Jornal do Commercio, em que escreveu sobre serviços e entretenimento, além de integrar a equipe de mídias sociais. Atualmente, é repórter do site Jamildo.com, cobrindo política e economia.
Leia também
@blogdojamildo