Vereador muda de lado na disputa por Goiana após articulação de João Campos e do PSB
por Cynara Maíra
Publicado em 31/03/2025, às 06h42 - Atualizado às 07h30
O vereador Dr. Wagner Monteiro (Republicanos), que era aliado do prefeito interino Eduardo Batista (Avante), anunciou apoio à candidatura de Marcílio Régio (PP) na eleição suplementar de Goiana.
A decisão foi comunicada após um encontro com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o que demonstra o foco do PSB em intervir na disputa. O Republicanos apoia o prefeito interino na eleição suplementar de Goiana.
Um dos principais aliados de Marcílio, que concorreu contra Eduardo Batista pela liderança da Câmara de Vereadores, Carlos Viegas Júnior (PP) publicou um vídeo em suas redes sociais sobre o tema.
No material, o político do PP saudou a adesão de Wagner ao grupo de Marcílio Régio e fez críticas à atual gestão municipal.
Segundo ele, a administração de Batista enfrenta dificuldades na área da saúde, com falta de insumos básicos. “Estamos vivendo um verdadeiro desgoverno, com falta de medicamentos, falta de água, falta de curativos, de soro e até de papel higiênico”, afirmou.
Wagner, por sua vez, gravou um vídeo esclarecendo sua decisão.
Ele falou sobre sua ligação histórica com o PSB, partido no qual seu pai, Carlos de Jó, militou por mais de 35 anos, e mencionou a conversa com João Campos como fator determinante para seu posicionamento.
“Mesmo ele [João Campos] sabendo que atualmente eu pertenço ao Republicanos, me chamou, nós conversamos e relembramos a história de meu pai, de Eduardo Campos, Miguel Arraes e de meu avô, Joca de Souza”, disse.
O vereador afirmou que não mudou de lado, mas sim reafirmou sua posição ao lado da população. “Eu continuo junto com vocês. Não mudei de lado, continuo do seu lado, o lado do povo”, declarou.
A adesão de Wagner Monteiro ocorre dias após o PSB formalizar apoio a Marcílio Régio.
O anúncio foi feito em 17 de março, pelo deputado estadual Sileno Guedes, presidente do PSB em Pernambuco, que levou uma mensagem de João Campos ao candidato do PP.
Eduardo Batista, por sua vez, também tem aliados no PSB, como o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE), que já conta com o apoio do prefeito interino.
O filho de Eriberto, o deputado estadual Eriberto Filho (PSB), integra a equipe de João Campos como secretário de Esportes no Recife, mas estava ao lado do pai em campanha por Eduardo Batista.
A expectativa é que João Campos participe de atos de campanha de Marcílio Régio nas próximas semanas, reforçando a presença do PSB na disputa. Raquel Lyra (PSD), que retornou das férias, ainda não se pronunciou sobre o pleito.
Goiana terá uma nova eleição para prefeito da cidade em 4 de maio. A situação ocorre porque o candidato com maior número de votos, o ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil) obteve mais de 78% dos votos válidos, mas teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como Honório assumiu a Prefeitura de Goiana ainda quando vice e foi eleito em 2020, a Justiça Eleitoral entendeu como uma tentativa de realizar um terceiro mandato consecutivo.