2º dia do Encontro Nacional dos Prefeitos tem anúncio de parceria da Prefeitura do Recife com a Caixa e o recebimento de investimento de R$ 200 milhões
por Cynara Maíra
Publicado em 12/02/2025, às 12h22 - Atualizado às 12h23
Durante o segundo dia do Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, João Campos (PSB) participou de um momento com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes.
Junto ao líder do Banco, o prefeito do Recife anunciou um acordo de cooperação tecnológica com a CAIXA para trocas de experiências entre os dois grupos.
O objetivo é que ocorra uma troca de experimentações e habilidades entre o E.I.T.A! Recife, um programa com foco em identificar e propor soluções para os desafios na cidade, e o Espaço TEIA, uma área da Caixa para inovações abertas e conectar startups da área de serviços e processos públicos.
João Campos ainda ressaltou que apesar de trabalhar com diversas empresas privadas, o processo de gerenciamento dos dados digitais e de transformação digital dos serviços da cidade não foi feito por terceiros, mas sim por servidores públicos.
No primeiro dia do Encontro Nacional de Prefeitos, o Governo Federal anunciou a ampliação de uma plataforma criada pela Prefeitura do Recife, o GO MEI, para todo país, com o novo nome de Contrata + Brasil. O produto foi criado pela Empresa Pública de Informática do Recife (Emprel).
A Caderneta Digital da Criança, também criado pela empresa pública que desenvolveu o Conecta Recife, está prevista para ser replicada nacionalmente em breve.
Além das trocas de experiência na área de tecnologia, a cidade também firmou um investimento de R$ 200 milhões para obras no Recife. Segundo o prefeito João Campos, esse recurso será direcionado para obras de contenção de encostas, drenagens de vias, criação de escadarias, etc.
Além dos temas voltados para questão de alagamentos e deslizamento, o plano também é usar esses recursos para melhorar a saúde pública, a mobilidade urbana e o saneamento básico na capital pernambucana.
Durante sua fala, o socialista relatou que exige pressa nos investimentos para Prefeitura do Recife porque uma cidade com 488 anos tem muitos desafios e demandas.
João Campos ressaltou que a aquisição de investimentos para cidade ocorrem agora após a cidade ter conquistado melhores notas de crédito. Também chamadas de classificações de crédito, esse sistema é usado para definir o quão confiável que um empréstimo será devolvido.
Quanto maior o nível, mais fácil é conseguir investimentos. Esse índice é calculado a partir da análise da saúde financeira, o histórico de crédito e a transparência de um solicitante.
"As prefeituras são grandes plataformas de serviço quem não tiver apto pra prestar um serviço de qualidade vai ser ou questionado ou ultrapassado", afirmou João Campos.
Leia também