Eleição da Amupe: Nova gestão para triênio 2025/2027

Nova diretoria será formada nesta quinta com eleição da Amupe ocorrendo por aclamação em assembleia que teve acordo entre os grupos políticos

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 27/02/2025, às 14h50

Acordo garantiu gestão compartilhada.  O clima durante a assembleia da Amupe foi de união - José Bonifácio Lira/Divulgação
Acordo garantiu gestão compartilhada. O clima durante a assembleia da Amupe foi de união - José Bonifácio Lira/Divulgação

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) celebrará uma nova conquista para os 184 municípios pernambucanos.

Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, a união em prol do municipalismo será fortalecida com a eleição, por aclamação, de uma única chapa para comandar a Associação durante o biênio 2025/2027.

O consenso evita um embate interno que vinha se desenhando no processo eleitoral da Amupe.

Gestão compartilhada

O mandato será compartilhado. Até março de 2026, Marcelo Gouveia permanecerá na presidência, e o vice-presidente, Pedro Freitas, prefeito de Aliança, assumirá o comando de março de 2026 até 2027.

A posse oficial ocorrerá em 1º de março.

“A Amupe seguirá unida para enfrentar os desafios futuros. Agradeço a todos os prefeitos e prefeitas que construíram esse consenso conosco. Tenho certeza de que faremos um trabalho empenhado para, cada vez mais, ajudar os municípios nas pautas municipalistas”, destacou o presidente Marcelo Gouveia.

O vice-presidente Pedro Freitas também reforçou a importância da união e da colaboração entre os municípios.

“A eleição da Amupe mostrou a força da união e da aproximação que toda a sociedade pernambucana espera. Temos muitos desafios em comum e um estado que precisa de atenção e construção. A Amupe tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

Composição da Chapa

A chapa conta com nomes de todas as regiões

1ª Secretária: Elcione Ramos, prefeita de Igarassu

2ª Secretária: Mirella Almeida, prefeita de Olinda

1º Tesoureiro: Ruben Lima, prefeito de Panelas

2º Tesoureiro: Elioenai Dias, prefeito de Cabrobó

Secretária da Mulher da Amupe: Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada

Suplente da Secretaria da Mulher: Juliana Barbosa, prefeita de Casinhas

Além da diretoria executiva, os prefeitos e prefeitas também escolheram os novos membros dos conselhos fiscal e deliberativo da Amupe.

O primeiro é composto por seis nomes, o segundo composto por mais 24 gestores, separados pelas Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco.

Conforme já informou o site, o acordo foi selado na última quarta-feira (12), durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, e contou com a intermediação de Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata (PSB).

Com a costura política, Marcelo Gouveia seguirá na presidência da associação até 2026, quando deixará o cargo para se dedicar a uma possível candidatura a deputado federal.

No último ano do biênio, a liderança será assumida por Pedro Ermírio Freitas, enquanto Márcia Conrado ficará à frente da Secretaria da Mulher desde o início da nova gestão.

Esse modelo de transição interna já havia sido utilizado anteriormente na Amupe. No biênio anterior, Marcelo Gouveia assumiu a presidência após um entendimento semelhante com Márcia Conrado, seguindo uma tradição iniciada pelo deputado estadual José Patriota, um dos principais articuladores históricos da entidade.

Outra liderança que aderiu à composição foi a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB), que ficará com a primeira-secretaria da associação. Quando Pedro Freitas assumir a presidência em 2026, Elcione passará a ocupar a vice-presidência da Amupe.