Com previsão de 3 chapas para concorrer a eleição da Amupe, grupo único junta Marcelo Gouveia, Pedro Freitas e Márcia Conrado em cargos de liderança
por Cynara Maíra
Publicado em 18/02/2025, às 10h54
A eleição para a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) será realizada com chapa única na próxima semana.
Isso porque o atual presidente da entidade, Marcelo Gouveia (Podemos), conseguiu um consenso com os prefeitos Pedro Ermírio Freitas (PP), de Aliança, e Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, para garantir a continuidade de sua gestão no biênio 2025/2026.
O acordo foi selado na última quarta-feira (12), durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, e contou com a intermediação de Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata (PSB).
O entendimento foi de que os então adversários de Gouveia entrariam na nova composição da diretoria em cargos de liderança na Amupe.
Com isso, veja como ficou a composição da chapa para Amupe:
A diretoria executiva da chapa ficou composta da seguinte forma:
Com a formação da chapa única, a expectativa é de uma eleição sem disputas internas.
Com a costura política, Marcelo Gouveia seguirá na presidência da associação até 2026, quando deixará o cargo para se dedicar a uma possível candidatura a deputado federal.
No último ano do biênio, a liderança será assumida por Pedro Ermírio Freitas, enquanto Márcia Conrado ficará à frente da Secretaria da Mulher desde o início da nova gestão.
Esse modelo de transição interna já havia sido utilizado anteriormente na Amupe. No biênio anterior, Marcelo Gouveia assumiu a presidência após um entendimento semelhante com Márcia Conrado, seguindo uma tradição iniciada pelo deputado estadual José Patriota, um dos principais articuladores históricos da entidade.
Outra liderança que aderiu à composição foi a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB), que ficará com a primeira-secretaria da associação. Quando Pedro Freitas assumir a presidência em 2026, Elcione passará a ocupar a vice-presidência da Amupe.
O consenso evita um embate interno que vinha se desenhando no processo eleitoral da Amupe. Antes do acordo, havia resistência de Pedro Ermírio Freitas à possibilidade de que ex-prefeitos sem mandato executivo disputassem a presidência da entidade – um cenário que afetaria diretamente a continuidade de Marcelo Gouveia no cargo.
Com a consolidação da chapa única, o grupo agora se prepara para a eleição, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro, de forma virtual e presencial, com totens de votação instalados na sede da associação.