Reunião da Federação no Recife tratou de articulações para 2026 e 2028 e reuniu deputados, prefeitos e lideranças do Litoral Sul de Pernambuco
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 06/01/2026, às 18h19 - Atualizado às 18h37
Eduardo e Lula da Fonte receberam lideranças do Litoral Sul no Recife
Encontro debateu cenários eleitorais para 2026 e 2028
União Progressista projeta ampliar bancadas e disputar vaga no Senado
Lideranças destacaram parceria política e atuação regional da Federação
Deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, presidente e vice do Progressistas em Pernambuco, receberam, nesta terça-feira (6), lideranças políticas do Litoral Sul de Pernambuco na sede da Federação União Progressista, no Recife. O encontro contou com a presença do deputado estadual France Hacker, do prefeito de Rio Formoso, Berg de Hacker, da ex-prefeita de Sirinhaém Camila Machado, do conselheiro federal da OAB Maurício Albuquerque e de representantes dos municípios de Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré.
A reunião teve como foco o alinhamento político e a discussão de cenários eleitorais para os pleitos de 2026 e 2028. A Federação União Progressista, formada pelos partidos Progressistas e União Brasil, trabalha com a expectativa de ampliar sua representação nas próximas eleições, tanto no Legislativo estadual quanto no federal.
Presidente da Federação, Eduardo da Fonte afirmou que a estratégia passa pela consolidação das bases regionais e pelo fortalecimento das chapas proporcionais. Segundo ele, a meta é eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais, além de disputar uma vaga no Senado. O parlamentar garantiu apoio da bancada estadual do PP, atualmente a segunda maior da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e tem favoritismo na chapa, que conta com Miguel Coelho (União Brasil), que também se põe como pré-candidato à Casa Alta.
Ao se dirigir às lideranças presentes, Eduardo da Fonte ressaltou a importância e do compromisso na atuação política. “Política é feita com palavra. O político que não tem palavra, o povo aposenta na hora do voto. Este é o momento de mostrar trabalho e dar retorno à confiança depositada em cada voto”, declarou.
O Progressistas é o principal partido da base da governadora Raquel Lyra (PSD) na Alepe. O adversário da candidata à reeleição, João Campos (PSB), tenta atrair a Federação para a Frente Popular, a fim de contar com o maior tempo de propaganda em Rádio e TV.
O grupo, no entanto, está fechado com o Palácio do Campo das Princesas, sendo maior evidenciado desde a última eleição, quando quadros da legenda foi agraciado com cargos no Executivo Estadual, a exemplo de Kaio Maniçoba e Michele Collins.