Como anunciamos com exclusividade, Lula vem a Pernambuco próxima semana

Presidente entrega barragem Panelas II e participa de ato na Refinaria Abreu e Lima, em visita que deve reunir Lula e Raquel Lyra na próxima terça (2)

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 28/11/2025, às 13h19

Imagem Como anunciamos com exclusividade, Lula vem a Pernambuco próxima semana

Lula estará em Pernambuco para entregar a barragem Panelas II e participar de ato na Refinaria Abreu e Lima.

Entrega foi antecipada com exclusividade em entrevista com o secretário Almir Cirilo.

Raquel Lyra deve acompanhar o presidente nas duas agendas.

Carlos Veras criticou ausência da governadora na última visita de Lula ao Estado.

Com alarde, Lula cumpre duas agendas em Pernambuco na próxima terça-feira (2). A principal é a entrega da barragem Panelas II, em Cupira, no Agreste, anunciada com exclusividade por este Blog durante gravação do PodJá — o podcast do Jamildo — em entrevista com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. A entrevista ainda vai ao ar!

A obra de Panelas é emblemática. Ela foi uma das primeiras a serem projetadas, mas sofreu seguidos atrasos. Finalmente está sendo entregue à população, garantindo proteção às cidades menores”, afirmou o secretário. Cerca de 80% dos investimentos são de responsabilidade do governo federal, enquanto o Estado arcou com 20%.

Além da entrega da barragem, Lula participa de cerimônia relativa à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial de Suape, em Ipojuca, às 11h. As agendas devem contar com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD), que estará de aniversário no dia.

Reaproximação de Raquel Lyra e Lula

Presidente Lula e Raquel Lyra

A reaproximação entre a governadora e o presidente voltou ao debate após críticas do deputado federal Carlos Veras (PT), presidente estadual da sigla em Pernambuco.

Veras considerou um equívoco a ausência de Raquel na última visita presidencial ao Estado, em agosto, quando Lula participou de ato de regularização fundiária na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife — ocasião em que o prefeito João Campos (PSB), adversário da governadora nas eleições 2026, declarou ser “soldado de Lula”.

Na avaliação do parlamentar, a chefe do Executivo estadual, que estava cumprindo agenda no sertão, perdeu uma oportunidade política. “Eu acho que foi uma escolha errada da governadora. Ela tem que enfrentar as questões. Sei que parte da base dela, que compõe o seu governo, tem pessoas que não gostam do presidente Lula, mas essa não é a questão. Agora é hora de governar Pernambuco, é hora de governar o Brasil”, afirmou.