Governo Raquel Lyra vai priorizar a irrigação, depois de endereçar aumento da produção de água com a operação de concessão parcial da Compesa
por Jamildo Melo
Publicado em 28/11/2025, às 11h47 - Atualizado às 12h24
O secretário Almir Cirilo afirmou ao Podcast do Jamildo que, após a concessão parcial da Compesa, a prioridade do governo Raquel Lyra será ampliar a irrigação no Vale do São Francisco, com apoio de uma carta-consulta ao Banco Mundial.
A iniciativa dialoga com o recém-assinado Pacto do Agro entre Agricultura e Suape, que busca fortalecer logística e exportações do agronegócio.
Cirilo também revelou investimentos de R$ 42 milhões em projetos de novas barragens no Agreste Meridional.
As obras, incluídas no PAC, ajudarão a conter enchentes em cidades litorâneas de Alagoas e beneficiarão atividades como ovinocultura e produção de leite em Garanhuns.
O tema reforça a articulação política com o ministro Renan Filho, aliado de Raquel no governo federal.
Em entrevista ao Podcat do Jamildo, que vai ao ar na segunda-feira, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo, revelou que, depois de realizada a operação de concessão parcial da Compesa, que visa a ampliação da oferta de água em todo Estado, o governo Raquel Lyra terá como prioridade a expansão da irrigação no vale do São Francisco.
"A próxima etapa é a irrigação. Nós já estamos inclusive escrevendo os termos de uma carta consulta que será entregue ao Banco Mundial", revelou Cirilo.
Com a iniciativa, a gestão busca fortalecer o setor de agronegócios no Estado.
Possivelmente não por acaso, a pasta de agricultura e o comando do complexo industrial de Suape assinaram um pacto em prol do setor, de olho na ampliação das exportações.
Segundo os proponentes, o Pacto do Agro cria uma parceria para ampliar logística, exportações e serviços ao agronegócio no Nordeste. O acordo prevê modernização de estruturas, atração de novos investimentos e facilitação do escoamento da produção agrícola pela via portuária. A meta é tornar Suape um hub estratégico para o setor, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos produtores.
Na gravação para o mesmo canal do Youtube, Almir Cirilo explicou que o governo do Estado já investiu R$ 42 milhões em projetos básicos, para a construção de mais três grandes barragens em Garanhuns e região, no Agreste Meridional.
O curioso é que a ação visa ajudar o governo de Alagoas, onde cidades litorâneas sofrem com enchentes provocadas por inundações vindas de Pernambuco. De quebra, ainda ajuda o setor de ovinocultura e produção de leite, na região de Garanhuns.
"As barragens já entraram no Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), com a ajuda de Alagoas. São obras importantes para evitar enchentes em cidades turísticas deles", explicou.
Renan Filho, ex-governador de Alagoas e atual ministro dos Transportes do governo Lula 3, é um dos principais aliados da governadora Raquel Lyra, no Planalto.