Panelas integra o Sistema Integrado Cupira‑Panelas, que abrange Cupira, Panelas e Lagoa dos Gatos — municípios que serão beneficiados pelo reservatório
por Jamildo Melo
Publicado em 27/11/2025, às 13h58 - Atualizado às 14h36
O presidente Lula visitará Pernambuco na terça para inaugurar a barragem de Panelas, em Cupira, beneficiando Cupira, Panelas e Lagoa dos Gatos com abastecimento e segurança hídrica.
O governo federal bancou 80% da obra, e o Estado, 20%.
No mesmo dia, Lula também dará ordem de serviço para a barragem de Igarapeba, segundo o secretário Almir Cirilo, em entrevista ao Podcast do Jamildo.
Panelas acumula 17 milhões de m³ de água e ajuda na contenção de cheias do Rio Una.
A barragem de Gatos, iniciada em 2011 e paralisada desde 2014, só teve retomada anunciada em 2025.
O presidente Lula vem a Pernambuco, na próxima terça-feira, para a inauguração da barragem de Panelas, em Cupira, no Agreste do Estado.
A barragem beneficia diretamente os habitantes de Cupira, Panelas e Lagoa dos Gatos, além de contribuir para o abastecimento e a segurança hídrica da região.
A obras está pronta e em funcionamento, aguardando apenas uma data na agenda presidencial. Na mesma terça-feira, a governadora Raquel Lyra faz aniversário.
O governo Federal foi responsável por cerca de 80% dos investimentos, enquanto o Estado deu a contrapartida de 20%.
Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, contou, em gravação do Podcast do Jamildo, que, além de Panelas, Lula vai dar ordem de serviço para a barragem de Igarapeba, no rio Pirangi, a mesma região. O prazo de conclusão soma dois anos.
"A obra de Panelas é emblemática. Ela foi uma das primeiras a serem projetadas, mas sofreu seguidos atrasos. Finalmente está sendo entregue à população, garantindo proteção às cidades menores", afirmou.
No caso, a barragem tem capacidade estimada de acumular cerca de 16,9 milhões de metros cúbicos (aproximadamente 17 hm³) de água.
Vai atender tanto ao abastecimento quanto à contenção de cheias da bacia do Rio Una — algo crucial para a população local, especialmente em épocas de chuva.
Antes dela, já no atual governo, havia sido entregue a barragem de Serro Azul, no rio Una, mais acima de Panelas.
As obras da Barragem de Gatos, em Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco. foram iniciadas em 2011–2012, no contexto de um plano estadual de contenção de cheias para a bacia do Rio Una, após as enchentes de 2010.
A construção foi interrompida em outubro de 2014, quando o projeto estava com cerca de 20% concluído.
A obra ficou paralisada por cerca de 10 anos. Em 2025, com a assinatura da ordem de serviço pelo governo estadual, foi anunciada a retomada oficial da construção da barragem.