Deputado federal deve vencer disputa com apoio da maioria das correntes do PT e será presidente em Pernambuco com discurso de alinhamento à Frente Popular
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 07/07/2025, às 09h42
O deputado federal Carlos Veras deve ser eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco. Apoiado pela maioria das correntes internas da legenda, Veras deve ganhar contra o ex-deputado federal Fernando Ferro, representante das tendências Avante e Diálogo e Ação Petista (DAP).
Veras é filiado à tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo majoritário no PT, mesma ala que o presidente Lula, e contou com o apoio de cinco das sete candidaturas que inicialmente se apresentaram na disputa. Entre os nomes que apoiaram sua candidatura estão os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além do atual presidente estadual do partido, Doriel Barros.
Durante a campanha, Carlos Veras defendeu a manutenção da aliança do PT dentro da Frente Popular e uma atuação institucional que fortaleça o partido junto à base do governo federal. “O PT tem responsabilidade com os rumos de Pernambuco. Vamos continuar contribuindo com um projeto coletivo que combata as desigualdades e amplie direitos”, afirmou em sua última fala antes da votação.
Do outro lado, Fernando Ferro apresentou um discurso crítico à condução atual da legenda no estado e propôs maior autonomia em relação aos aliados. O ex-deputado defendia que o PT assumisse protagonismo próprio e buscasse se reconectar com os movimentos sociais.
A eleição em Pernambuco ocorreu dentro do calendário nacional do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, que mobilizou cerca de um milhão de filiados em todo o país para a escolha de dirigentes municipais, estaduais e do novo presidente nacional da legenda.