Deputado federal Carlos Veras entra na disputa pela presidência estadual do PT

Carlos Veras é um dos cinco pretendentes ao cargo de presidente do PT em Pernambuco

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 09/05/2025, às 18h31 - Atualizado às 18h57

Carlos Veras é da CNB, a maior corrente do PT - Divulgação
Carlos Veras é da CNB, a maior corrente do PT - Divulgação

Nesta sexta-feira, quando se encerram as inscrições das chapas estaduais para Processo de Eleições Diretas 2025 (PED 2025), o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) teve o nome inscrito como mais um dos candidatos à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco.

A disputa pela presidência do PT em Pernambuco tem cinco nomes colocados oficialmente como pré-candidatos: Além de Carlos Veras, integrante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a maior tendência interna do PT, estão na disputa Márcia Conrado – Prefeita de Serra Talhada, também ligada à CNB; Sérgio Goiana – Secretário-geral do PT estadual e outro nome da CNB e Osmar Ricardo – Vereador do Recife, lançado pela corrente Alternativa Socialista Democrática. 

O ex-deputado Fernando Ferro inscreveu-se também e Messias Melo. O sindicalista Messias Melo, em maio de 2025, foi anunciado como candidato à presidência estadual do PT, representando o grupo liderado pela senadora Teresa Leitão.

De acordo com a assessoria de Carlos Veras, a inscrição recebeu assinaturas de grupos e lideranças políticas de destaque e das correntes Construindo um Novo Brasil, Esquerda Popular Socialista (EPS) e Socialismo em Construção e militantes independentes, além dos movimentos sindicais e sociais.

“Quero liderar um PT que una todas as forças, onde cada militante, cada dirigente tenha voz, espaço e tarefa. A nossa unidade não é de uma tendência ou outra — é de todo o partido. Vamos fazer uma direção viva, combativa e comprometida com o povo de Pernambuco”, afirmou em nota oficial ao site Jamildo.com.

“Vamos construir um partido ativo e altivo, das bases à direção e fazer o PT pulsar em Pernambuco com a força da nossa história e da nossa militância”, acrescentou Veras.

"O registro de sua candidatura por essas forças simboliza um movimento coletivo plural que acredita ser esse projeto é capaz de atender aos anseios e desafios para o PT diante da conjuntura política local e nacional", afirma a assessoria,

A inscrição foi realizada às 17h na sede o PT-PE e na ocasião, por meio remoto, Veras reafirmou que o seu compromisso é de fortalecer a unidade e a força do partido no Estado.

"A proposta do grupo que o apoia é promover um clima de mobilização em todo o Estado, ampliando o protagonismo do partido e defendendo com firmeza a reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa".