Após nove meses de mandato, Gilson Filho aprova 1º Projeto de Lei na Câmara

Além de Gilson Filho, outros vereadores da oposição também têm dificuldade de aprovar projetos na Câmara

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 03/09/2025, às 13h43 - Atualizado às 14h39

Foto: Jamildo.com
Foto: Jamildo.com

Após nove meses como vereador na Câmara do Recife, Gilson Machado (PL) aprovou a proposta de lei de nº 104/2025, que institui a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto” no Calendário Oficial de Eventos do Município.

De acordo com o político, o projeto tem como objetivo dar visibilidade ao tema, promover debates, oferecer informações médicas e acolhimento psicológico para mulheres que enfrentariam consequências emocionais após a interrupção de uma gestação.

O filho do ex-ministro do governo Bolsonaro, Gilson Machado Neto (PL), apresentou outros 26 projetos de Lei Ordinária - todos foram negados ou estão no aguardo de emendas. 

Gilson não é o único vereador que enfrenta dificuldades quando o tópico é aprovação de leis. Em 2025, Felipe Alecrim (Novo), Thiago Medina (PL) e Eduardo Moura (Novo), todos da oposição, não aprovaram nenhum Projeto de Lei. 

Confira a movimentação dos vereadores na Câmara Municipal:

  • Felipe Alecrim: tem 01 projeto de Emenda de Lei Orgânica, em tramitação (no aguardo de emendas), e 06 projetos de Lei Ordinária, todos em tramitação (no aguardo de emendas, aguardo de parecer ou negados);
  • ⁠Thiago Medina: tem 26 projetos de Lei Ordinária, todos em tramitação (no aguardo de emendas, aguardo de parecer ou negados);
  • Eduardo Moura: tem 6 projetos de Lei Ordinária, todos em tramitação 
  • (no aguardo de emendas, aguardo de parecer ou negados).

Medina aponta dificuldade de aprovar projetos

Em entrevista ao PodJá, podcast do Jamildo.com, o vereador Thiago Medina comentou sobre a dificuldade de aprovar projetos. Ao ser indagado se o processo interno o frustra, já que nunca conseguiu uma aprovação, o jovem político afirmou que não. 

"Eu entrei no jogo [político] já sabendo que ia ser mais ou menos assim, sabe? Porque são 8 [vereadores] de oposição e 29 de situação", disse ele. 

"Eu já entrei com essa ideia de qu ia ser muito difícil aprovar alguma coisa. Então, a minha principal atividade, desde o começo, era mostrar qual era a realidade da gestão João Campos, desmistificar essa aura que ele tinha de ser o melhor prefeito do Brasil", afirmou Medina.

Confira a entrevista completa: 

PodJá com Gilson Machado Filho: