Raquel Lyra deve filiar nesta segunda mais de 30 prefeitos no PSD após caso de desfiliação em massa vinculado com liderança de Álvaro Porto
por Cynara Maíra
Publicado em 07/04/2025, às 07h03 - Atualizado às 07h30
Após todos os prefeitos eleitos do PSDB em Pernambuco se desfiliarem da legenda, tudo indica que diversos políticos devem se filiar ao PSD nesta segunda-feira (07) sob o comando da governadora Raquel Lyra (PSD).
O ato no Recife está previsto para 18h e deve contar com a participação do cacique do partido, Gilberto Kassab, e do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD). O evento será no Novotel, no Cais de Santa Rita.
Caso todos os 32 prefeitos se filiem nesta segunda, o PSD sai de 20 prefeitos eleitos para 52, com ampla vantagem no estado.
No dia das filiações, o ministro André de Paula falou ao Blog do Alberes Xavier sobre o impacto da presença de Raquel no PSD. O presidente da legenda em Pernambuco afirmou que o diretório estadual "não é de André de Paula, é de Raquel Lyra" e que a entrada da governadora marcará a história da sigla no estado.
O caso ocorre depois que a liderança nacional do PSDB decidiu por intervir no diretório estadual do partido e colocar como presidente da sigla o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB).
Com Porto mais próximo de João Campos (PSB), maior adversário político de Raquel Lyra no estado, diversas lideranças aliadas à governadora publicaram uma carta em que comunicavam a desfiliação do partido.
A noção dos ex-tucanos de que Álvaro Porto deve conduzir o partido para o lado dos socialistas parece se confirmar com a participação do presidente da Alepe no XVI Congresso Estadual do PSB.
Durante o evento, Álvaro teceu elogios para João Campos e indiretamente chamou a governadora de “ingrata” e disse que Pernambuco está um atraso.
Apesar de defender sua posição pessoal ao lado do prefeito do Recife, Álvaro afirmou que não irá decidir o posicionamento da legenda sozinho.
“Tenho certeza que a união que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje aqui. Não sou dono do PSDB. Vamos sentar à mesa, dialogar e tomar decisões em conjunto”, falou.
Álvaro também citou o caso de problemas no Programa Ganhe o Mundo na gestão de Raquel Lyra.
“O pior exemplo disso são estudantes que estão no Chile e ainda estão morando em hotéis porque não estão regularizados no programa Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos”, criticou.
Ainda na semana passada, o deputado estadual propôs um projeto de lei que cria um prazo máximo entre a seleção dos alunos e a viagem internacional.