O Projeto de Lei visa criar uma série de cargos dentro do TCE-PE. O objetivo é fortalecer a atuação do órgão fiscalizador
por Clara Nilo
Publicado em 13/05/2025, às 17h56 - Atualizado às 18h25
Foi aprovada, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um projeto de lei que prevê a realização de um novo concurso público para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). O projeto tem como objetivo "fortalecer a atuação do órgão fiscalizador, criando novos cargos efetivos em áreas estratégicas".
O relator do Projeto de Lei, Diogo Moraes (PSB), explicou a necessidade do reforço no corpo técnico do TCE-PE, já que estaria havendo uma crescente complexidade dos serviços públicos e da demanda por uma fiscalização mais especializada. Ele ainda enfatizou que as áreas como saúde e a tecnologia da informação são as mais sensíveis a este cenário.
"Há vários anos não temos concurso no Tribunal de Contas e essa era uma demanda antiga e de extrema importância para sociedade e para um dos órgãos fiscalizares do nosso Estado", afirmou ele.
O texto foi aprovado, por unanimidade, nos três colegiados necessários e agora depende da análise do plenário para ser, ou não, aceito. De acordo com o PL em questão, seriam criados uma série de cargos no quadro de pessoal do Tribunal. De acordo com o próprio TCE-PE, as vagas seriam preenchidas ao longo da validade do concurso.