72% da população não sabe que Congresso tem R$ 50 bilhões em emendas, diz Quaest

Levantamento diz que 72% dos brasileiros desconhecem valor das emendas e 82% acreditam que recursos são desviados ou usados de forma indevida

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 21/07/2025, às 15h29

Mário Agra / Câmara dos Deputados
Mário Agra / Câmara dos Deputados

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) pelo instituto Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, revelou que a maioria da população brasileira desconhece o valor destinado a deputados e senadores por meio das emendas parlamentares.

De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados disseram não saber que os parlamentares têm à disposição um montante de R$ 50 bilhões para indicar a obras e projetos em suas bases eleitorais.

Apenas 27% afirmaram ter conhecimento desse valor. Outros 1% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Percepção negativa sobre o uso das verbas

Além do desconhecimento sobre o valor total das emendas, o levantamento também avaliou a percepção da população sobre o uso desses recursos. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados acreditam que as verbas são desviadas ou se tornam alvo de corrupção. Apenas 9% disseram acreditar que os recursos de fato chegam às cidades e beneficiam a população. Outros 9% não responderam ou não souberam opinar.

Em relação à existência das emendas, 46% dos entrevistados se mostraram contrários ao direito de deputados e senadores indicarem o destino dessas verbas. Por outro lado, 38% se declararam favoráveis à prerrogativa. Os que não souberam ou preferiram não responder somam 16%.

Os dados revelam um cenário de desinformação e desconfiança por parte da população quanto ao uso das emendas parlamentares, um dos principais instrumentos de atuação dos congressistas nas bases eleitorais.