Enquanto João Campos anunciou restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição, Raquel Lyra falou da continuação das obras no Santuário
por Cynara Maíra
Publicado em 09/12/2024, às 06h52
Com a finalização dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, no domingo (08), tanto o prefeito João Campos (PSB) quanto a governadora Raquel Lyra (PSDB) discursaram na missa de encerramento. Ambos os políticos falaram sobre obras que auxiliarão o Santuário.
Em sua fala, Raquel citou a continuação das obras no Santuário, prejudicado após o desabamento do teto em 30 de agosto de 2024. O Governo de Pernambuco garantiu que a primeira etapa da reconstrução, que envolvia o teto do local, fosse concluída antes dos festejos para Nossa Senhora da Conceição.
A governadora afirmou que sua gestão retomaria os trabalhos para "cuidar do piso, do teto, do altar, da refrigeração e, mais do que isso, da alma e do coração da nossa gente".
Durante a fala de João Campos, o prefeito do Recife anunciou que a Prefeitura iria restaurar a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A ação do Executivo Municipal foi um pedido do reitor do Santuário, Padre Emerson.
A imagem, trazida da França em 1904, é uma representação de Maria Santíssima, com 3,5 metros de altura e pesando 1.840 kg. Já restaurada em 2001 e 2014, a peça é um símbolo do patrimônio cultural do Recife. O restauro anunciado visa preservar suas características originais.
Com o tema "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro", a festa deste ano também abriu caminho para o Jubileu de 2025, que marcará um século e duas décadas de devoção no Morro da Conceição.
Após a queda do teto do Morro da Conceição, a Prefeitura do Recife, através da Defesa Civil do Município, foi a responsável pela retirada dos destroços do local. Após essa etapa inicial, o Governo de Pernambuco iniciou as obras no Santuário.
A primeira fase do restauro do Santuário do Morro da Conceição foi entregue ainda no fim de novembro, com foco em garantir um espaço improvisado para as festividades em homenagem à padroeira. O Governo também instalou estruturas provisórias de iluminação, som, climatização e cadeiras.
Já em clima de eleições estaduais, diversas placas no Morro da Conceição agradeciam tanto Raquel Lyra quanto João Campos pela participação na reconstrução. Ao chegar para missa, a governadora citou que "o jogo de soma é maravilhoso" na colaboração entre Prefeitura e Governo de Pernambuco.
Leia também
@blogdojamildo