João Campos anuncia quem serão os artistas homenageados no Carnaval do Recife para 2025
por Cynara Maíra
Publicado em 03/12/2024, às 06h49
A Prefeitura do Recife, através do prefeito João Campos (PSB) anunciou na segunda-feira (02) os homenageados do Carnaval 2025.
Os nomes escolhidos foram a cantora Elba Ramalho, o cantor e compositor Marron Brasileiro e a tradicional Troça Abanadores do Arruda. Segundo a Prefeitura, a escolha busca celebrar a contribuição desses artistas para a música e a cultura popular, pilares do carnaval recifense.
João Campos citou a importância de reconhecer grandes artistas e movimentos culturais ainda em vida, ao citar que é uma “homenagem importante, justa e merecida. É muito bom termos um carnaval democrático, popular, acessível e, principalmente, reconhecer as pessoas em vida. Elba, uma grande voz da nossa cultura; Marron, um talento da Mustardinha; e os Abanadores do Arruda, com 90 anos de história”.
Em suas redes sociais, o prefeito João Campos publicou um vídeo após dar a notícia para Marron e um dos representantes dos Abanadores do Arruda. O começo do vídeo começa com uma brincadeira, com o cantor Marron pedindo seu remédio para pressão após receber a notícia.
Ao fim do vídeo, João Campos faz uma chamada de vídeo em que convida Elba Ramalho para ser uma das homenageadas do Carnaval do Recife em 2025. A cantora se emocionou com o pedido.
View this post on Instagram
A secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, enfatizou a expectativa para o carnaval do próximo ano: “Já temos um grande carnaval em Recife e eu acho que com essas três potências de homenageados do ano que vem, temos que esperar uma festa mais linda do que nunca".
A Prefeitura do Recife deve apresentar nos próximos dias mais detalhes sobre a programação do Carnaval de 2025.
Natural da Paraíba, Elba tem mais de 50 anos de carreira, consolidada por interpretar ritmos como frevo, baião e forró.
Premiada com dois Grammys Latinos, é conhecida por sucessos como Banho de Cheiro e De Volta Pro Aconchego.
Nascido na Mustardinha, Marron é autor de hinos que embalam o carnaval recifense, como Nas Ondas do Desejo e Galera do Brasil.
Com início de trajetória em bares e grupos locais, tornou-se referência nos trios elétricos do Galo da Madrugada. “Essa homenagem não é somente para mim. É para minha família, minha esposa e toda aquela gama de músicos que eu conheço de lá [a Mustardinha] e que não conseguiu, que sabem da luta que é sair da comunidade”, afirmou o cantor.
Fundada em 1934, a troça carrega 90 anos de tradição no carnaval pernambucano. Suas cores verde, vermelha e amarela e o ritmo do frevo são símbolos da cultura popular.
“Em nome da presidente, agradecemos essa belíssima homenagem. São 90 anos de tradição e estamos muito felizes, surpresos e emocionados”, disse Alexandro Santos, representando o grupo.
Leia também
@blogdojamildo