Bahia e Pernambuco lideram registros de invasões a imóveis monitorados no Nordeste, aponta levantamento

Levantamento da Verisure destaca padrões de invasões a imóveis no Nordeste, com Pernambuco e Bahia liderando os registros em 2024

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 02/12/2024, às 15h26

Confira detalhes sobre o levantamento - Foto: Divulgação
Confira detalhes sobre o levantamento - Foto: Divulgação

Dados do Barômetro de Segurança da Verisure indicam que os estados da Bahia e Pernambuco registraram os maiores números de ocorrências de invasões a imóveis monitorados no Nordeste em 2024. O levantamento analisou dados entre janeiro e o início de novembro.

Veja o resultado do levantamento

Pernambuco

  • Total de invasões registradas: 261
    • Comércios: 203 (78%)
    • Residências: 58 (22%)
  • Horário mais frequente: 01h às 04h
  • Dia de maior incidência: Terça-feira

Bahia

  • Total de invasões registradas: 198
    • Comércios: 153 (77%)
    • Residências: 45 (23%)
  • Horários mais frequentes: 03h às 04h e 15h às 16h
  • Dia de maior incidência: Sexta-feira

Já o Ceará apresentou o menor número de ocorrências entre os estados analisados, com 12 registros no período. Destes, 10 ocorreram em comércios e 2 em residências. As invasões foram mais frequentes aos domingos, com horários de maior incidência entre 15h e 17h e entre 21h e 23h.

O Barômetro de Segurança é elaborado com base nos registros dos sistemas monitorados pela Verisure, que atua em diversos estados do Brasil. A análise mostra os horários e dias da semana preferidos pelos criminosos em diferentes regiões, o que pode contribuir para o entendimento das dinâmicas de segurança.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

MPPE e PMPE firmam acordo para fortalecer segurança em Pernambuco

Na última quinta-feira (28), fechando o mês de novembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica e Administrativa pioneiro no Brasil.

O objetivo do acordo é promover cooperação mútua, intercâmbio de informações e capacitação, visando melhorias no sistema de segurança pública e na persecução penal.

Entre as ações previstas no acordo estão a criação de um Grupo Interinstitucional para planejar estratégias conjuntas, capacitações na área de segurança e direitos humanos, e a assinatura de um Procedimento Operacional Padrão para lidar com casos envolvendo policiais mortos em serviço. Também estão previstas campanhas educativas e ações preventivas em áreas sensíveis, como violência doméstica e tráfico de drogas.

“Trata-se de um acordo derivado da maturidade que o MPPE e a PMPE alcançaram, após reuniões que ocorrem desde maio deste ano. Visamos o mesmo objetivo que é um sistema de segurança pública satisfatório para a sociedade”, comentou o Procurador-Geral de Justiça Marcos Carvalho.

@blogdojamildo