No PodJá, vereador Felipe Alecrim comenta oposição a João e desempenho da gestão

O sétimo convidado do PodJá - O Podcast do Jamildo foi o vereador, Felipe Alecrim (NOVO); confira detalhes da entrevista

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 07/12/2024, às 07h24

Felipe Alecrim compões a oposição na Câmara do Recife - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
Felipe Alecrim compões a oposição na Câmara do Recife - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

Neste sábado (07), vai ao ar o sétimo episódio do 'PodJá - O Podcast do Jamildo' nos principais tocadores, além do YouTube. O convidado desta semana é o vereador do Recife, reeleito pelo NOVO com 7.901 votos, Felipe Alecrim.

O parlamentar ingressou no Partido NOVO no início de março deste ano. Antes, ele era filiado ao Partido Social Cristão (PSC).

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Críticas e posicionamentos

Em um episódio marcado por críticas veladas à gestão do prefeito João Campos, Alecrim iniciou a conversa comentando a admissibilidade da PEC do aborto, que assegura o direito à vida para fetos e impede o aborto legal, aprovada na CCJ. Católico e conservador, ele se colocou como um "defensor da vida". "

É necessário que se haja a defesa da vida desde a concepção até seu fim natural. Muitas gravidezes são geradas a partir de um momento difícil, de dor, agressividade e de um crime, muitas vezes. Mas a gente precisa dividir bem essa percepção. Por muitas vezes o criminoso, tomando o exemplo da questão do estupro, não é capturado, não é preso, não cumpre a lei... Mas por que então condenar uma criança inocente no ventre da mãe por um crime que ela não cometeu?", questionou.

Desafios urbanos e críticas sociais

Entrando na questão das cidades, Alecrim abordou os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do Recife, frequentemente citados em debates durante a corrida eleitoral. "Hoje a situação é extremamente precária. Se você abre o site da prefeitura [do Recife] e vai ver como a prefeitura propõe cuidar dessa demanda, tudo é muito bonito, tudo é muito lindo. Mas na prática não funciona", disse o vereador.

Ele destacou a falta de dados sobre a população em situação de rua como um entrave para a criação de políticas públicas eficazes.

Alecrim também descreveu a área onde fica o Centro POP de Setúbal como uma "Cracolândia", marcada pela presença de dependentes químicos que comprometem a segurança pública do bairro. "Hoje em dia, qualquer bairro que você passar no Recife, você tem famílias vivendo em situação de rua", disse.

Polêmicas envolvendo a Guarda Municipal

O vereador, conhecido como opositor ferrenho da gestão Campos, comentou sobre a proposta de armar parcialmente a Guarda Municipal a partir de 2025.

A medida, alvo de discussões na Casa de José Mariano, é, segundo Alecrim, apoiada por parte significativa dos vereadores, inclusive de partidos de esquerda. "Até vereadores do PT entendem que é necessário armar a Guarda Municipal. Por quê? Dados científicos mostram que o índice de criminalidade abaixa absurdo. Como [os guardas municipais] vão cuidar do patrimônio e da vida das pessoas sem ter o devido aparato?", argumentou, defendendo um processo de capacitação para os guardas.

Eleições 2026 e avaliação de Raquel Lyra

Alecrim também fez uma avaliação breve dos dois anos do governo de Raquel Lyra. Ele elogiou a "coragem" da governadora e da vice, Priscila Krause, em conduzir um estado que ele chamou de "terra arrasada".

Sobre uma possível disputa entre Raquel Lyra e João Campos em 2026, ele afirmou que o tempo que se tem até a disputa politicamente falando é uma 'eternidade' e até lá muitas construções podem ser feitas.

Onde assistir

O episódio do 'PodJá - O Podcast do Jamildo' estará disponível a partir das 14 horas no canal oficial do Jamildo.com (@jamildomelooficial), no Spotify e no Deezer.

@blogdojamildo