O sétimo convidado do PodJá - O Podcast do Jamildo foi o vereador, Felipe Alecrim (NOVO); confira detalhes da entrevista
por Yan Lucca
Publicado em 07/12/2024, às 07h24
Neste sábado (07), vai ao ar o sétimo episódio do 'PodJá - O Podcast do Jamildo' nos principais tocadores, além do YouTube. O convidado desta semana é o vereador do Recife, reeleito pelo NOVO com 7.901 votos, Felipe Alecrim.
O parlamentar ingressou no Partido NOVO no início de março deste ano. Antes, ele era filiado ao Partido Social Cristão (PSC).
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Em um episódio marcado por críticas veladas à gestão do prefeito João Campos, Alecrim iniciou a conversa comentando a admissibilidade da PEC do aborto, que assegura o direito à vida para fetos e impede o aborto legal, aprovada na CCJ. Católico e conservador, ele se colocou como um "defensor da vida". "
É necessário que se haja a defesa da vida desde a concepção até seu fim natural. Muitas gravidezes são geradas a partir de um momento difícil, de dor, agressividade e de um crime, muitas vezes. Mas a gente precisa dividir bem essa percepção. Por muitas vezes o criminoso, tomando o exemplo da questão do estupro, não é capturado, não é preso, não cumpre a lei... Mas por que então condenar uma criança inocente no ventre da mãe por um crime que ela não cometeu?", questionou.
Entrando na questão das cidades, Alecrim abordou os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do Recife, frequentemente citados em debates durante a corrida eleitoral. "Hoje a situação é extremamente precária. Se você abre o site da prefeitura [do Recife] e vai ver como a prefeitura propõe cuidar dessa demanda, tudo é muito bonito, tudo é muito lindo. Mas na prática não funciona", disse o vereador.
Ele destacou a falta de dados sobre a população em situação de rua como um entrave para a criação de políticas públicas eficazes.
Alecrim também descreveu a área onde fica o Centro POP de Setúbal como uma "Cracolândia", marcada pela presença de dependentes químicos que comprometem a segurança pública do bairro. "Hoje em dia, qualquer bairro que você passar no Recife, você tem famílias vivendo em situação de rua", disse.
O vereador, conhecido como opositor ferrenho da gestão Campos, comentou sobre a proposta de armar parcialmente a Guarda Municipal a partir de 2025.
A medida, alvo de discussões na Casa de José Mariano, é, segundo Alecrim, apoiada por parte significativa dos vereadores, inclusive de partidos de esquerda. "Até vereadores do PT entendem que é necessário armar a Guarda Municipal. Por quê? Dados científicos mostram que o índice de criminalidade abaixa absurdo. Como [os guardas municipais] vão cuidar do patrimônio e da vida das pessoas sem ter o devido aparato?", argumentou, defendendo um processo de capacitação para os guardas.
Alecrim também fez uma avaliação breve dos dois anos do governo de Raquel Lyra. Ele elogiou a "coragem" da governadora e da vice, Priscila Krause, em conduzir um estado que ele chamou de "terra arrasada".
Sobre uma possível disputa entre Raquel Lyra e João Campos em 2026, ele afirmou que o tempo que se tem até a disputa politicamente falando é uma 'eternidade' e até lá muitas construções podem ser feitas.
O episódio do 'PodJá - O Podcast do Jamildo' estará disponível a partir das 14 horas no canal oficial do Jamildo.com (@jamildomelooficial), no Spotify e no Deezer.
Leia também
@blogdojamildo