Segurança reforçada e homenagens marcam os 120 anos da Festa do Morro da Conceição

Governo entrega reformas na igreja e monta esquema de segurança com mais de 200 profissionais para receber fiéis durante o evento religioso

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 07/12/2024, às 10h33

Imagem de Nossa Senhora da Conceição que fica no Santuário - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
Imagem de Nossa Senhora da Conceição que fica no Santuário - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

Com o tema “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”, a tradicional Festa do Morro da Conceição acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A celebração, que reúne milhares de fiéis, contará com um esquema especial de segurança e a participação da governadora Raquel Lyra em momentos marcantes da programação.

Esquema de segurança reforçado

A Secretaria de Defesa Social (SDS) montou um robusto esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos fiéis. A Polícia Militar mobilizou mais de 200 profissionais, com o suporte de unidades especializadas como Radiopatrulha, BPChoque, RPMon, BPtran e ROCAM. O 11º Batalhão coordenará as operações, que terão atuação 24 horas durante os três dias de festa.

A Polícia Civil estará presente com uma Delegacia Móvel instalada na Escola Municipal UTEC, no Largo Dom Luís, oferecendo serviços como registro de Boletins de Ocorrência e Termos Circunstanciados. Flagrantes serão encaminhados à Delegacia de Casa Amarela.

Já o Corpo de Bombeiros alocará 13 profissionais por dia, além de viaturas de resgate e combate a incêndio, com foco na prevenção e no atendimento emergencial. Segundo o tenente-coronel Hélio Ribeiro, gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos, a integração entre as forças de segurança será fundamental para o sucesso do evento.

Participação da governadora Raquel Lyra

No domingo, 8 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, a governadora Raquel Lyra cumprirá uma agenda especial no Morro da Conceição. Pela manhã, às 6h30, ela participará da tradicional missa com subida ao Morro. À noite, às 19h, Raquel estará presente na Missa Solene de Encerramento, que marcará o ponto alto das celebrações.

Este ano, as festividades foram garantidas após o Governo de Pernambuco entregar a primeira etapa das obras de recuperação da igreja no dia 26 de novembro. Com investimento de quase R$ 1,5 milhão, a cobertura da igreja foi reconstruída, além da instalação de estruturas provisórias de iluminação, sonorização, climatização e cadeiras. A segunda etapa das obras, que incluirá a substituição de esquadrias e recuperação de acabamentos internos, será iniciada após o término da festa, totalizando um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

@blogdojamildo