Espaço inaugurado no Fórum Juiz Valdir Barbosa, em Exu, oferecerá estrutura para advogados e foi dedicado ao jurista Getúlio Ribeiro de Alencar
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 05/09/2025, às 16h10
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, cumpriu agenda no Sertão nesta sexta-feira (5) e participou da inauguração da Sala da Advocacia Dr. Getúlio Ribeiro de Alencar, no Fórum Juiz Valdir Barbosa, em Exu. O espaço integra a circunscrição da OAB Ouricuri, presidida por Adérito Aquino, anfitrião da cerimônia.
O ato contou ainda com a presença do diretor de Interiorização da OAB-PE, Darlyson Torres; do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Barros; e do prefeito de Exu, Júnior Pinto.
“É com grande satisfação que inauguramos esta sala no Fórum de Exu, um equipamento fundamental para garantir um ambiente digno, seguro e funcional aos nossos colegas que atuam nesta região. Este espaço representa nosso compromisso com a valorização da classe e com a defesa do exercício pleno da profissão”, afirmou Ingrid Zanella.
Adérito Aquino ressaltou a relevância da entrega. “Com o apoio da OAB Pernambuco nós conseguimos, hoje, entregar um espaço adequado para o trabalho. A partir de agora, os advogados e advogadas que estiverem em Exu terão um ambiente confortável e totalmente equipado para atender seus constituintes”, disse.
Localizada na Avenida Edmundo Dantas, no centro de Exu, a sala funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e conta com computadores, internet Wi-Fi, impressora, scanner e webcam.
Durante a cerimônia, Ingrid recebeu de Adérito Aquino um gibão de couro, tradicional vestimenta do vaqueiro nordestino. “Receber este gibão de couro é uma honra imensa. O gibão protege o vaqueiro dos espinhos da caatinga, assim como a advocacia deve proteger os direitos e a dignidade do cidadão. Recebo este presente como símbolo da força do nosso Sertão e da cultura nordestina”, afirmou.
Na ocasião, a Câmara Municipal de Exu também homenageou Ingrid com uma moção de aplausos, proposta pela vereadora Andréia Sorhaia de Sousa Ferreira. O documento destacou o pioneirismo da advogada como primeira mulher a presidir a OAB Pernambuco.