PodJá: Ingrid Zanella comenta crime dos falsos advogados: “a vítima tem uma expectativa alta e cai no golpe”

Com apoio da Polícia e do TJPE, OAB-PE integra campanha nacional para combater golpe aplicado por falsos advogados com promessas de liberação via PIX

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 19/07/2025, às 11h04

Imagem PodJá: Ingrid Zanella comenta crime dos falsos advogados: “a vítima tem uma expectativa alta e cai no golpe”

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) está atuando em três frentes para combater o chamado “golpe do falso advogado”, esquema que tem vitimado pessoas em todo o Brasil. Em entrevista ao PodJá – o podcast do Jamildo, a advogada Ingrid Zanella, presidente da OAB-PE, detalhou como criminosos têm se aproveitado do acesso a processos judiciais para aplicar golpes financeiros por meio de aplicativos de mensagens. As abordagens simulam contato direto com o cliente, geralmente pelo WhatsApp, utilizando nomes reais, imagens e dados de processos, o que confere aparência de legitimidade.

Infelizmente, a gente está passando por essa crise do golpe do falso advogado a nível nacional”, afirmou Ingrid. “Existem pessoas ingressando nos processos para buscar dados de advogados e das partes. Com essas informações, eles entram em contato pelo WhatsApp, fingindo ser determinado advogado e dizendo que houve êxito no processo. Para que a pessoa consiga receber o valor, pedem um PIX de determinado valor”, continuou.

A prática, segundo ela, configura crime de estelionato, falsidade ideológica e outras condutas ilícitas, e afeta diretamente a credibilidade da advocacia. A OAB-PE tem atuado em articulação com a Polícia Civil e com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para buscar soluções. “Estamos trabalhando com a Polícia para identificar o modus operandi e munir as investigações com documentos. As vítimas fazem boletim de ocorrência e enviam para o nosso canal específico: [email protected]”, disse.

Ingrid também relatou que ela própria foi alvo de uma tentativa de golpe, mesmo atuando como advogada em causa própria em um processo que tramita no Juizado Especial. “Se passaram por advogado e tentaram me convencer a fazer uma transferência. Segui todas as diretrizes: fiz o boletim de ocorrência, bloqueei o contato e comuniquei à OAB.”

OAB-PE reforça campanha nacional e orienta cidadãos a confirmarem identidade de advogados

A OAB Pernambuco aderiu à campanha nacional promovida pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) para combater o golpe. A iniciativa tem como foco a prevenção e orientação de cidadãos e advogados, além do incentivo ao uso de ferramentas digitais de verificação, como a plataforma ConfirmADV, que permite conferir rapidamente se o contato é de fato um advogado inscrito nos quadros da Ordem.

A campanha orienta o cidadão a confirmar a identidade de advogados por meios oficiais e a nunca realizar pagamentos via PIX sem a devida checagem. Entre os cuidados recomendados estão:

  • Confirmar a identidade do advogado por meio de contatos já conhecidos ou contratos assinados;
  • Evitar realizar pagamentos solicitados por mensagem ou ligação, sem confirmação direta;
  • Desconfiar de pedidos urgentes para transferências bancárias;
  • Registrar boletim de ocorrência e reunir provas, como prints e comprovantes.

Entrevista no PodJá - Ingrid Zanella

A presidente da OAB Pernambuco é a primeira pessoa a ser entrevistada duas vezes no PodJá - o podcast do Jamildo. Nesta conversa, Ingrid faz um balanço dos primeiros 100 dias de mandato à frente da seccional do Estado da Ordem dos Advogados do Brasil.

A entrevista vai ao ar neste sábado, 19 de julho, às 14h.