Aprovados em concurso pedem nomeação de mais 7 mil professores
por Jamildo Melo
Publicado em 02/08/2024, às 10h16
Em meio a movimentação dos aprovados pressionando o governo nas redes sociais, a governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou mais um grupo de aprovados no concurso de professores do Estado.
O Diário Oficial informa a nomeação de mais 118 professores, inclusive para Gerências Regionais de Educação no interior.
O quantitativo é mínimo perto da reivindicação dos aprovados, que é pela nomeação de mais 7 mil aprovados.
"Governadora Raquel Lyra, não perde tempo não! Convoca os 7 mil professores aprovados no Cadastro Reserva para suprir a demanda de 15 mil cargos vagos e Transforma a Educação de Pernambuco", pediu o perfil do grupo de professores aprovados, na rede social.
O site Jamildo.com já tinha informado nova movimentação no processo de auditoria especial aberto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para analisar a situação dos contratos temporários de professores na rede estadual de educação de Pernambuco, agora sob a gestão Raquel Lyra.
O gabinete do relator, conselheiro Ranilson Ramos, determinou a confecção de uma nota técnica pela equipe de auditores do TCE.
A nota técnica irá analisar e se manifestar conclusivamente sobre a peça de defesa apresentada nos autos pelo Governo do Estado.
O despacho mandando a equipe de auditores elaborar a nota técnica foi assinado em 31 de julho, pela assessoria do conselheiro Ranilson Ramos.
Não há prazo para que os auditores concluam a tal nota técnica.
Curiosamente, tudo começou quando uma professora apresentou por escrito um questionamento ao TCE sobre a validade dos concursos, cuja orientação aos municípios sempre foi trocar temporários por funcionários efetivos, de carreira. A luta da professora foi chancelada pelo sindicato dos professores do Estado.
A repercussão foi crescendo e hoje o grupo de aprovados no concurso público está bastante mobilizado, inclusive nas redes sociais, cobrando a nomeação de todos os aprovados.
A Auditoria Especial ainda não foi finalizada, mas o Blog do Jamildo apurou e já informou que o TCE irá determinar que sejam nomeados para Rede Estadual de Ensino quase cinco mil concursados do cadastro reserva, em detrimento dos contratos temporários já existentes.
Leia também
@blogdojamildo