Sinpol protesta na frente de evento em Garanhuns com Raquel Lyra

Raquel Lyra precisou passar entre os manifestantes para entrar na convenção do PSDB em Garanhuns. Sinpol protesta por negociação

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 01/08/2024, às 08h18

Raquel Lyra foi abordada pelo Sinpol na entrada da convenção do PSDB em Garanhuns; evento oficializou nome de Izaías Régis na cidade - Camila Queiroz
Raquel Lyra foi abordada pelo Sinpol na entrada da convenção do PSDB em Garanhuns; evento oficializou nome de Izaías Régis na cidade - Camila Queiroz

A governadora Raquel Lyra (PSDB) foi surpreendida em Garanhuns por membros do Sindicatos dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) na quarta-feira, 31 de agosto. 

Raquel foi abordada pelos policiais do sindicato ao chegar na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), onde iria ocorrer a convenção do PSDB para oficializar a candidatura do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Izaías Régis (PSDB). 

No governo passado, por discordar das abordagens, o ex-governador Paulo Câmara chegou a abrir processo contra o sindicalista Áureo Cisneiros e expulsou dos quadros da Polícia Civil. A Justiça depois permitiu a reintegração.

Sinpol vai atrás de Raquel em Garanhuns

Enquanto a governadora saía do carro, os membros do Sinpol gritavam "se não valorizar, a polícia vai parar". Raquel e sua equipe precisaram passar entre os manifestantes.

Os policiais acompanharam a política até o portão, em que os seguranças do local esperavam a entrada dos convidados para fechar o espaço. Membros do sindicato ainda jogaram panfletos para dentro.  

O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, declarou durante o ato que os agentes só iriam parar quando "a governadora perceber que é necessário valorizar os policias civis e a estruturar a segurança pública". Veja o vídeo do momento: 

Desde o início do ano, o Sinpol pressiona o Governo de Pernambuco para uma requalificação no plano de carreira dos agentes civis. 

Sinpol não é recebido pelo Governo

Ainda na quarta-feira, mil policiais civis caminharam da sede do Sinpol até o Palácio do Campo das Princesas. O ato ocorreu um ano após o lançamento do programa Juntos pela Segurança, projeto criado por Raquel Lyra. Os manifestantes não foram recebidos pelo Governo ao fim da caminhada.

Segundo Áureo Cisneiros, a governadora não alocou investimentos efetivos para Polícia Civil de Pernambuco no projeto. 

"Mais de 80% das delegacias funcionam em casas comuns, fecham à noite, finais de semana e feriados. E muitos estão com sérios problemas estruturais. Estamos com o menor efetivo dos últimos 30 anos", declarou o presidente do Sinpol sobre a necessidade de alterar a lógica do Juntos pela Segurança para assegurar recursos para PCPE. 

Com uma longa negociação sobre o tema, Cisneiros declarou que o Sinpol exige uma reunião com a própria governadora Raquel Lyra já que, segundo ele, a governadora "se comprometeu na campanha eleitoral negociar diretamente com o Sinpol". 

O presidente do sindicato declarou que planeja ficar no aguardo da governadora em outras convenções partidárias em que ela vá participar para pressioná-la a conversar sobre o tema.

Convenção do PSDB em Garanhuns

Raquel e Priscila Krause (Cidadania) participaram do evento que oficializou a candidatura de Izaías e Ulisses Pereira pela Prefeitura de Garanhuns. 

Além da governadora e sua vice, também estiveram no local o ex-senador Armando Monteiro (Podemos), o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, e a deputada estadual Débora Almeida (PSDB). 

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).

@blogdojamildo