O evento será no próximo sábado (9), no Recife Expo Center, das 9h às 13h. O objetivo é discutir soluções de infraestrutura e desenvolvimento regional
por Clara Nilo
Publicado em 05/08/2025, às 10h21 - Atualizado às 11h10
O Recife sediará, no próximo sábado (9), o seminário Esfera Infra, promovido pela Esfera Brasil, organização que articula diálogos entre setor público e privado. Será o primeiro evento da entidade na região Nordeste, que deverá reunir ministros, governadores, prefeitos, parlamentares e representantes do setor empresarial para discutir soluções de infraestrutura e desenvolvimento regional.
Estão confirmadas as presenças da ministra de Planejamento e Orçamento Simone Tebet; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o das cidades, Jader Filho e o da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT); a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também devem participar dos debates.
A pauta do seminário inclui investimentos em infraestrutura, gargalos logísticos, desenvolvimento urbano e integração energética. O evento tamabém contará com a presença de nomes estratégicos do setor, como Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal; Armando Bisneto, diretor-presidente do Complexo de Suape; e Luciana Costa, diretora do BNDES.
Na programação, o Instituto Esfera de Estudos e Inovação lançará o estudo “Contratos, riscos e flexibilidade: repensando a ponte aérea no Brasil”, que tem como objetivo nortear parte dos debates sobre o futuro da aviação civil e os desafios regulatórios do setor aéreo brasileiro.
Também integram o evento o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE); o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini; o CEO da JBS Terminais, Aristides Russi Junior; e o cientista político Antonio Lavareda, que mediará parte das discussões.
O seminário faz parte da estratégia da Esfera Brasil de ampliar o diálogo sobre políticas públicas estruturantes em regiões fora do eixo Sul-Sudeste, com foco na promoção de parcerias entre os setores público e privado.