O objetivo seria "promover a visibilidade, o respeito e a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ no espaço urbano"
por Clara Nilo
Publicado em 27/08/2025, às 15h05 - Atualizado às 15h32
Um vereador do Cabo de Santo Agostinho, o político Paulo Farias (PSB), propôs, na Câmara Municipal, a implantação de uma faixa de pedestres inclusiva, com as cores representativas do movimento LGBTQIAPN+, em "local de grande circulação", durante o mês de setembro.
De acordo com o documento apresentado, o objetivo seria "promover a visibilidade, o respeito e a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ no espaço urbano, reforçando o compromisso do município com os direitos humanos, a diversidade e a cidadania".
Além disso, também está explicitado que a iniciativa se alinharia com as "ações de conscientização e combate à discriminação, especialmente durante o mês de setembro, que marca importantes mobilizações sociais em prol da igualdade".
"Sabemos que a luta por igualdade e inclusão não se faz apenas com palavras, mas com ações concretas. E é justamente isso que esta faixa representa, um espaço urbano que reconhece e acolhe a diversidade. Que diz com firmeza que neste município ninguém será invisível, seja ele quem for", afirmou o vereador em seu discurso.
"Além disso, a iniciativa está alinhada com práticas adotadas em diversas cidades do Brasil e do mundo, que tenha utilizado o espaço público para promover a inclusão e combater o preconceito. É uma ação de baixo custo, mas de alto impacto social e simbólico", justificou Farias.
O anúncio foi realizado na primeira semana de agosto. O novo pacote inclui: