Os recursos obtidos virão de emendas parlamentares de deputados pernambucanos. Mirella também se reuniu com secretário do governo Lula
por Cynara Maíra
Publicado em 27/08/2025, às 13h10 - Atualizado às 13h25
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), articulou a liberação de seis milhões de reais para o município durante agenda em Brasília nesta terça-feira (26). Os recursos são provenientes de emendas parlamentares e irão para obras de infraestrutura e melhorias em equipamentos públicos da cidade.
Os valores foram garantidos em reuniões com os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos) e Clodoaldo Magalhães (PV).
A verba indicada por Coutinho será aplicada na requalificação do Parque do Carmo e em melhorias para as creches municipais. Já os recursos de Clodoaldo Magalhães irão para ações de requalificação de praças na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
"Finalizando nosso primeiro dia aqui em Brasília com mais de seis milhões captados pra nossa cidade. Para desenvolver o município é necessário fazer articulação política", comentou Mirella Almeida.
A agenda da prefeita na capital federal incluiu também uma reunião com o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões. O encontro teve como objetivo alinhar projetos de Olinda com programas do Governo Federal para as áreas de encostas em Olinda.
Na pauta, foram discutidas obras do PAC Encostas, além de serviços de urbanização integrada, regularização fundiária e drenagem. Segundo a prefeitura, ainda não há recursos garantidos a partir desta secretaria, mas a articulação tem o objetivo de ampliar a participação do município em programas futuros, como o PAC.
"A gente veio aqui cheio de projetos de todas as áreas. Olinda tem muitos desafios, mas com determinação e união vamos virar a chave do desenvolvimento", afirmou a gestora.
Quem também esteve em Brasília na terça-feira foi a aliada de Mirella, governadora Raquel Lyra (PSD). Raquel apresentou projetos na área de saneamento durante o evento Conexões Saneamento 2026, que celebrava os cinco anos do Marco Legal do Saneamento.