Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza seminário sobre engajamento masculino no combate à violência

Secretaria da Mulher realiza seminário para discutir masculinidades e engajamento masculino nas ações de prevenção à violência contra mulheres

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 09/12/2025, às 13h34 - Atualizado às 13h56

Imagem Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza seminário sobre engajamento masculino no combate à violência

Seminário integra campanhas de enfrentamento à violência e ativismo pelo fim das agressões.

Evento reúne especialistas em masculinidades, prevenção e direitos humanos.

Palestrantes atuam em áreas como segurança pública, psicologia e antropologia.

Secretaria reforça importância do engajamento masculino nas políticas de prevenção.

Seminário promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, nesta terça-feira (9), às 14h, reúne especialistas para discutir o papel dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres. A atividade integra os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e as campanhas do Laço Branco e HeForShe, direcionadas ao engajamento masculino na promoção do respeito e da igualdade.

A programação ocorre na sede da Secretaria, na Rua do Bom Jesus, nº 09, e contará com profissionais com atuação em masculinidades, corresponsabilidade social e prevenção às violências de gênero. A proposta é ampliar o debate sobre comportamentos que sustentam a violência e estimular práticas baseadas no diálogo e na construção de relações igualitárias.

Entre os convidados, estão o cabo PM Nelson Oliveira, formado em Direito, com 15 anos de carreira na Polícia Militar e coordenador do projeto Papo de Homem; o psicólogo Sávio Macêdo, mestre em Psicologia da Saúde e com experiência em atendimento e grupos terapêuticos no Recife; o cabo PM Eliab Santos, palestrante há mais de nove anos e vencedor do Prêmio Internacional Homens e Mulheres que Orgulham o Nordeste (2022); e o antropólogo Sirley Vieira da Silva, pesquisador em gênero, masculinidades e violências, que integrou o comitê consultivo da ONU Mulheres para a campanha #HeForShe.

A Secretaria da Mulher destaca que o engajamento masculino é parte essencial dos esforços para alterar padrões culturais e sociais ligados à violência de gênero e convoca gestores, profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados a participar da discussão.

Lula direciona discurso aos homens

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (2), em Suape, que pretende liderar uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, com foco na participação dos homens. 

A declaração foi feita durante o lançamento do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em seu primeiro compromisso em Pernambuco. Ainda hoje, o presidente inaugura a Barragem Panelas II, em Cupira.

No discurso, Lula citou episódios recentes que ganharam repercussão nacional e classificou como urgente a mobilização da sociedade. “A gente não mora com alguém para ser violento. Nesta semana teve um cara que pegou duas pistolas e descarregou contra a mulher. Outro que matou a mulher grávida com três filhos. Teve outro que arrastou por três quilômetros. Essa mulher vai sobreviver com as suas pernas amputadas”, afirmou. “Essa não é uma tarefa só da escola, é nossa, dos homens”, continuou o presidente.

É preciso que haja um movimento nacional dos homens contra os ‘animais’ que batem, judiam e maltratam as mulheres, que estupram filhas. Hoje o Rui Costa me mostrou, uma menina de dois anos foi estuprada pelo amante da avó. Uma criança de dois anos estuprada. E ainda bateu nela. Que pena merece um desgraçado desses? Até a morte é suave”, afirmou.

Lula disse que sua esposa, Janja da Silva, chorou várias vezes nos últimos dias por causa de reportagens que mostraram assassinatos e agressões contra mulheres no País nas últimas semanas. Afirmou que Janja pediu que ele “assuma a responsabilidade de uma luta mais dura contra a violência do homem contra a mulher no planeta Terra”. Questionou: “O que está acontecendo na cabeça do ser humano para tanta violência?