Violência de gênero: Secretaria da Mulher de Paulista e do Estado de PE promovem blitz informativa

Estado e município promoveram blitz informativa sobre violência de gênero em frente à sede da Prefeitura do Paulista para conscientizar a população

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 19/03/2025, às 14h15 - Atualizado às 15h01

Foram distribuídos panfletos e fornecidas orientações sobre os canais de denúncia e suporte às vítimas. - Reprodução
Foram distribuídos panfletos e fornecidas orientações sobre os canais de denúncia e suporte às vítimas. - Reprodução

A Secretaria da Mulher de Paulista, em parceria com a Secretaria da Mulher de Governo de Pernambuco, promoveu uma blitz educativa voltada para a conscientização sobre a a importância do combate à violência de gênero, nesta terça-feira (18).

A ação ocorreu em frente à sede da Prefeitura do Paulista e na Rua Siqueira Campos e divulgou os serviços de acolhimento disponíveis no município. Foram distribuídos panfletos e fornecidas orientações sobre os canais de denúncia e suporte às vítimas.

"Nosso compromisso é oferecer apoio e oportunidades para que as mulheres se sintam seguras e independentes. A parceria com a Secretaria da Mulher do Estado fortalece ainda mais essa rede de proteção e empoderamento", destacou a secretária executiva da Mulher de Paulista, Fabrina Juliana.

Por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), os serviços oferecidos pela prefeitura são gratuitos. São eles: orientação jurídica, acompanhamento psicológico e assistência social, com o objetivo de garantir o acolhimento e proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Centro da Mulher Empreendedora também oferece cursos e oficinas voltadas ao empreendedorismo feminino, incentivando a independência e o desenvolvimento profissional. Se você ou alguém que conhece está em situação de violência, denuncie! Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar). 

Violência contra a mulher

Em Pernamnbuco, o número de casos de violência de gênero caiu em fevereiro. Em 2024, houve 5.103 vítimas no segundo mês. Já em 2025, foram 4.932 (171 vítimas a menos). Nos casos de estupros, houve uma redução de 9,1% (de 208 para 189 vítimas).

Ordem da queda da % de violência contra a mulher no estado: 

  • Zona da Mata: diminuição de 10,8% 
  • Recife: diminuição de 5,7%
  • Região Metropolitana: diminuição de 5,6%
  • Agreste: diminuição de 2,1%