Além de assinar ordem de serviço para iniciar obras de habitacional no Recife, Raquel Lyra também firmou acordo para construção em Olinda
por Cynara Maíra
Publicado em 19/02/2025, às 08h33 - Atualizado às 09h21
A governadora Raquel Lyra (PSDB) ampliou o Programa Morar Bem Pernambuco na terça-feira (18). No mesmo dia, a gestora prosseguiu com a construção de dois habitacionais, um no Recife e outro em Olinda.
Na capital pernambucana, a governadora assinou a ordem de serviço para o Conjunto Habitacional Frei Caneca, que beneficiária aqueles que viviam sobre o Canal Santa Terezinha.
Em Olinda, Raquel formalizou parceria com a prefeita Mirella Almeida (PSD) para a construção dos residenciais Funeso I e II, no bairro de Jardim Fragoso.
No Recife, o Conjunto Habitacional Frei Caneca será erguido no antigo prédio da Vice-Governadoria, em Santo Amaro, e contará com 48 unidades habitacionais.
O investimento é de R$ 7,37 milhões, dentro do programa estadual Morar Bem Pernambuco. O empreendimento atenderá, entre outras famílias, 42 que viviam em condições precárias sobre o Canal Santa Terezinha.
Durante a assinatura da ordem de serviço, Raquel Lyra destacou que a obra garante moradia definitiva para famílias que há anos aguardavam uma solução e assegurará equipamentos urbanos necessários para o dia a dia desse grupo.
“Enquanto as obras acontecem, asseguramos o auxílio-moradia para elas. E não vai parar por aqui, o prédio da frente vai virar uma creche, um espaço comunitário, onde as crianças vão poder estudar ao lado de casa”, disse.
As moradias terão 43,49 m², com dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda.
O projeto inclui infraestrutura completa, como quadra de esportes, praça da primeira infância, área de jogos, estacionamento e bicicletário. A obra ficará sob responsabilidade da Sanco Engenharia e deve ser concluída em até oito meses.
No mesmo dia, em Olinda, a prefeita Mirella Almeida firmou contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção dos residenciais Funeso I e II, em Jardim Fragoso.
O projeto contará com 360 unidades habitacionais, dentro da Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, e também receberá apoio do Governo de Pernambuco, através do Morar Bem Pernambuco.
“As 360 unidades vão melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias. Essa parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado está possibilitando essa realização”, afirmou Mirella Almeida.
Os habitacionais de Olinda serão os primeiros do programa no estado a contar com varanda e elevador. Além disso, terão painéis solares para geração de energia. A previsão de entrega das unidades é até o final de 2026.
O programa Morar Bem Pernambuco tem sido utilizado pelo governo estadual para viabilizar a construção de moradias populares em diferentes cidades do estado e reduzir o déficit habitacional do estado.
Uma das iniciativas do Morar Bem é o "Entrada Garantida" que oferece subsídio de até R$ 20 mil para famílias de baixa renda (grupo familiar com, no máximo, dois salários mínimos) utilizarem como entrada no financiamento do Minha Casa, Minha Vida.