Em um dia, Raquel Lyra acelera processo de dois habitacionais no Recife e Olinda

Além de assinar ordem de serviço para iniciar obras de habitacional no Recife, Raquel Lyra também firmou acordo para construção em Olinda

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 19/02/2025, às 08h33 - Atualizado às 09h21

Raquel Lyra assinou ordem de serviço de novo habitacional no Recife, enquanto Mirella assinou projeto de habitacional em Olinda, em parceria com o Governo Federal e do Estado - Hesíodo Góes/Secom- Divulgação
Raquel Lyra assinou ordem de serviço de novo habitacional no Recife, enquanto Mirella assinou projeto de habitacional em Olinda, em parceria com o Governo Federal e do Estado - Hesíodo Góes/Secom- Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSDB) ampliou o Programa Morar Bem Pernambuco na terça-feira (18). No mesmo dia, a gestora prosseguiu com a construção de dois habitacionais, um no Recife e outro em Olinda.

Na capital pernambucana, a governadora assinou a ordem de serviço para o Conjunto Habitacional Frei Caneca, que beneficiária aqueles que viviam sobre o Canal Santa Terezinha.

Em Olinda, Raquel formalizou parceria com a prefeita Mirella Almeida (PSD) para a construção dos residenciais Funeso I e II, no bairro de Jardim Fragoso.

Habitacional no Recife será em antiga vice-governadoria de Pernambuco

No Recife, o Conjunto Habitacional Frei Caneca será erguido no antigo prédio da Vice-Governadoria, em Santo Amaro, e contará com 48 unidades habitacionais.

O investimento é de R$ 7,37 milhões, dentro do programa estadual Morar Bem Pernambuco. O empreendimento atenderá, entre outras famílias, 42 que viviam em condições precárias sobre o Canal Santa Terezinha.

Durante a assinatura da ordem de serviço, Raquel Lyra destacou que a obra garante moradia definitiva para famílias que há anos aguardavam uma solução e assegurará equipamentos urbanos necessários para o dia a dia desse grupo. 

Enquanto as obras acontecem, asseguramos o auxílio-moradia para elas. E não vai parar por aqui, o prédio da frente vai virar uma creche, um espaço comunitário, onde as crianças vão poder estudar ao lado de casa”, disse.

As moradias terão 43,49 m², com dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda.

O projeto inclui infraestrutura completa, como quadra de esportes, praça da primeira infância, área de jogos, estacionamento e bicicletário. A obra ficará sob responsabilidade da Sanco Engenharia e deve ser concluída em até oito meses.

Governo de Pernambuco também está envolvido em habitacional de Olinda

No mesmo dia, em Olinda, a prefeita Mirella Almeida firmou contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção dos residenciais Funeso I e II, em Jardim Fragoso.

O projeto contará com 360 unidades habitacionais, dentro da Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, e também receberá apoio do Governo de Pernambuco, através do Morar Bem Pernambuco.

As 360 unidades vão melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias. Essa parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado está possibilitando essa realização”, afirmou Mirella Almeida.

Os habitacionais de Olinda serão os primeiros do programa no estado a contar com varanda e elevador. Além disso, terão painéis solares para geração de energia. A previsão de entrega das unidades é até o final de 2026.

Expansão do Morar Bem Pernambuco

O programa Morar Bem Pernambuco tem sido utilizado pelo governo estadual para viabilizar a construção de moradias populares em diferentes cidades do estado e reduzir o déficit habitacional do estado. 

Uma das iniciativas do Morar Bem é o "Entrada Garantida" que oferece subsídio de até R$ 20 mil para famílias de baixa renda (grupo familiar com, no máximo, dois salários mínimos) utilizarem como entrada no financiamento do Minha Casa, Minha Vida.