Carnaval de Pernambuco deve ser novo espaço de disputa de grupos políticos, de oposição e situação, na ante-sala das eleições de 2026
por Jamildo Melo
Publicado em 12/02/2025, às 09h47
Em Pernambuco, tem disputa de espaço político até na folia de Carnaval. Sem aliados na capital, com uma oposição reduzida na Câmara Municipal do Recife, a governadora Raquel Lyra deu sinais de que planeja usar Olinda para se contrapor ao Recife, com festa consolidada nacionalmente.
No ano passado, o prefeito João Campos lacrou nacionalmente no Carnaval ao aderir à moda dos jovens de periferia de "nevar" o cabelo, para a festa popular. Gerou tanta ciumeira que o ex-prefeito do Recife João Paulo, com seu trabalho já reconhecido na capital, se passou e foi às redes sociais afirmar que tinha sido o primeiro a adotar o "nevou".
Com um novo ciclo carnavalesco chegando, aliados apontam que o jovem prefeito João Campos terá a chance de ampliar ainda mais positivamente sua exposição na mídia nacional.
Nesta terça-feira, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), disse ter conversado com a governadora Raquel Lyra (PSDB) durante o Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, sobre a festa. Será a primeira da nova gestora de Olinda.
Na ocasião, as gestoras afirmaram que a Marim dos Caetés vai abrir oficialmente o Carnaval de Pernambuco.
"Vai ter a abertura do Carnaval de Pernambuco lá em Olinda. É o Carnaval mais lindo da história de Pernambuco", afirmou Raquel.
Mirella defendeu a integração com o Estado para a realização da folia.
"O Carnaval de Olinda é o maior e melhor do mundo. E com uma grande participação do Governo de Pernambuco, vamos fazer uma festa ainda mais bonita", avaliou.
Representando a Marim dos Caetés no evento, Mirella disse estar aproveitando a participação no encontro com novos gestores para reforçar a defesa pela pauta municipalista.
"Sou uma grande defensora das pautas municipalistas, porque é nos municípios onde as coisas acontecem. Estamos nesse encontro, junto ao Governo Federal, para pactuar novas metas e novos serviços para os municípios", disse Mirella, em nota ao site Jamildo.com.
O Recife anunciou mais de 70 atrações, conforme já divulgado na semana passada.