Mobilização de Mirella busca fortalecer atrações culturais e turísticas em Olinda ao longo do ano. A Mimo saiu de Olinda desde 2020
por Cynara Maíra
Publicado em 23/01/2025, às 06h50
Ao fim do primeiro mês como prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD) inicia as articulações para ampliar as manifestações culturais da cidade, um dos principais focos do turismo na Marim dos Caetés.
Em sua primeira reunião institucional com a governadora Raquel Lyra (PSDB), Mirella e a aliada política se reuniram para discutir a organização do Carnaval de Olinda neste ano. Normalmente, o papel do Governo do Estado é de desenvolver a logística de segurança para os eventos.
A prefeita de Olinda colocou a festividade carnavalesca como uma de suas prioridades para os 100 primeiros dias de gestão.
"O Carnaval de Olinda é a melhor festa de rua do mundo. É um evento que atrai milhões de foliões e turistas. Por isso, exige muito planejamento. A participação do Governo do Estado vai ser importante para Olinda ter o melhor Carnaval da história", citou a política.
Ainda na segunda semana de janeiro, Mirella já se reuniu com a prefeita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom (PSDB), para criar um intercâmbio entre as tradições culturais da capital do Maracatu Rural com Olinda.
Além de já planejar o Carnaval de 2025, que ocorrerá na primeira semana de março, Mirella começou o processo de negociação para retomar a realização da Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO).
Apesar de levar a cidade em seu nome, a MIMO não é feita em Olinda desde 2020. O plano da prefeita é assegurar as condições para que o evento retorne para o município.
Na quarta-feira (22), Mirella se reuniu com a idealizadora da MIMO, Lu Araújo, para discutir como poderia ocorrer a retomada da Mostra em Olinda.
Como a mostra é feita no segundo semestre, a retomada da Mostra em Olinda garantirá também uma ampliação do turismo na cidade para além do Carnaval.
"O MIMO tem, literalmente, a cara de Olinda. Estamos aqui abertos ao diálogo e queremos contribuir para que o MIMO volte para Olinda", afirmou Mirella.
Conhecido como MIMO festival, o evento gratuito de música criado em 2004 mistura música, cinema, arte, poesia, educação e patrimônio. O evento faz uma edição anual em Amarante, cidade de Portugal, e já esteve em diversos locais do Brasil, como Paraty, Tiradentes, Ouro Preto.