Raquel Lyra lança licitação para construção de creches e anuncia seleção simplificada para Educação Inclusiva

Raquel Lyra abre a licitação para construção de mais de 50 creches e anuncia a criação de uma seleção simplificada para área de educação inclusiva

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 21/01/2025, às 10h24

Raquel Lyra afirma que quer tornar Pernambuco a capital das creches - Foto: Roberto Soares/Alepe
Raquel Lyra afirma que quer tornar Pernambuco a capital das creches - Foto: Roberto Soares/Alepe

O Governo de Pernambuco anunciou, na segunda-feira (20), a abertura da licitação para a construção de 52 novos Centros de Educação Infantil (CEIs).

A medida faz parte do Programa Estadual de Incentivo a Novas Turmas de Educação Infantil e tem o objetivo de ampliar a oferta de turmas de creches e pré-escolas em todo o estado.

O documento com as especificações da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21), junto com o anúncio de uma seleção simplificada para Educação Inclusiva. 

A iniciativa faz parte dos projetos iniciados em 2024, com a autorização da construção de 51 creches com investimento de R$ 282 milhões. A meta do governo é criar 60 mil vagas na educação infantil até 2026.

Raquel quer Pernambuco como a capital das creches

O segundo bloco de unidades educacionais da gestão de Raquel Lyra (PSDB) será dividido em dez lotes em todas as regiões do estado. O valor total previsto para a licitação é de R$ 303,9 milhões, e o prazo máximo para a execução das obras é de 12 meses.

Raquel afirma que tem o objetivo de "fazer de Pernambuco a capital das creches do Brasil", a governadora é apelidada desde sua época como prefeita de Caruaru como "Racreche". 

As creches serão construídas em terrenos cedidos pelos municípios ou de propriedade do Estado, com dimensões mínimas de 60m x 40m.

O Governo de Pernambuco também financiará o primeiro ano de funcionamento das novas unidades e fornecerá materiais e equipamentos de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pelo Governo Federal.

O secretário de Educação interino do Estado, Gilson Monteiro, citou que “a abertura de licitação reitera nosso compromisso em garantir uma educação básica de qualidade para todos, desde a primeira infância,” pontuou.

Pouco tempo antes do início das voltas às aulas, Pernambuco está sem um titular da pasta após a saída de Alexandre Schneider em 9 de janeiro

Ampliação da Educação Inclusiva

Além das creches, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou no Diário Oficial, um decreto que autoriza a realização de uma seleção simplificada para preencher 338 vagas voltadas a profissionais da Educação Especial na Rede Estadual.

As vagas serão distribuídas para os cargos de: 

  • Professor de Atendimento Educacional Especializado (186 vagas)
  • Professor intérprete de Libras (82)
  • Professor instrutor de Libras (48)
  • Professor brailista (22).

O edital do processo seletivo está previsto para ser divulgado no primeiro trimestre de 2025, detalhando os requisitos, etapas e cronograma do certame. Os contratados terão carga horária de 200 horas mensais.

Ainda nas polêmicas dos professores do Cadastro Reserva do Concurso da Educação de 2022, diversos professores da área de inclusão reclamam da falta de chamamento em suas áreas. 

@blogdojamildo