Em meio às fortes chuvas, Prefeitura do Recife realiza limpeza no Canal do Prado

A limpeza dos canais no Recife faz parte da Ação Inverno, iniciativa da PCR que busca preparar a cidade para as fortes chuvas do inverno

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 15/05/2025, às 16h51 - Atualizado às 17h40

64 mil toneladas de resíduos foram retiradas dos canais limpos até agora - Edson Holanda/PCR
64 mil toneladas de resíduos foram retiradas dos canais limpos até agora - Edson Holanda/PCR

Em meio às fortes chuvas que ocorrem na cidade desde a última quarta-feira (14), a Prefeitura do Recife deu continuidade, nesta quinta-feira (15), à limpeza do Canal do Prado, na Avenida Abdias de Carvalho. Como parte da Ação Inverno, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realiza a limpeza dos 99 canais de cortam a cidade, com o objetivo de melhorar o escoamento de água.

A limpeza do Canal do Prado teve início no dia 8 de maio e tem previsão de conclusão ao fim deste mês. De acordo com a PCR, até agora, 66 canais estão limpos, 11 estão sendo limpados atualmente e outros 19 tem previsão de início das ações de retirada de resíduos em breve. O objetivo é concluir todos os 99 até o mês de setembro. 

Segundo o prefeito João Campos (PSB), mais de 64 mil toneladas de resíduos foram removidos dos canais. 

"Isso faz parte de um plano de investimento ao longo de todo o ano, não só na chuva. Temos que fazer principalmente no verão, no período que não chove, para garantir uma cidade mais preparada para o período chuvoso", afirmou o gestor municipal. 

Ação Inverno 

A Ação Inverno 2025 contará com um investimento de R$ 322,9 milhões, através de recursos da gestão municipal. As intervenções são diversas e buscam minimizar os impactos das chuvas na cidade. O valor investido em 2021 foi de R$ 96,6 milhões.

Ela é dividida em três eixos de atuação: Prevenção, Infraestrutura e Prontidão. Neles estão trabalhos de micro e macrodrenagem; limpeza de canais; contenção de encostas; vistorias, prevenção e monitoramento em áreas de risco; e reforço na manutenção das encostas já protegidas.