Veja as atualizações sobre as chuvas no Recife e nas principais cidades da Região Metropolitana. PCR já suspendem aulas e serviços não essenciais
por Cynara Maíra
Publicado em 15/05/2025, às 06h44 - Atualizado às 07h50
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a noite de quarta-feira (14) e neste início de quinta-feira (15) tem causado problemas em diversas cidades.
Confira as últimas atualizações sobre o tema. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) indica continuidade das precipitações ao longo do dia.
Segundo a Apac, os maiores acumulados nas últimas 24h foram em:
A situação já gerou óbitos, na manhã desta quinta um homem e uma mulher foram eletrocutados no bairro da Imbiribeira e não resistiram.
Com a intensidade das chuvas e a previsão de continuidade, a Prefeitura do Recife decidiu suspender as aulas da rede municipal e os serviços não essenciais na manhã desta quinta-feira.
A recomendação da gestão é que a população evite deslocamentos, especialmente os moradores de áreas de risco.
A decisão ocorre após o pluviômetro do bairro do Torreão marcar 130 mm em 24h, quase metade da média histórica de todo o mês de maio, que é de 286 mm. Desde o fim da tarde da quarta, a Defesa Civil do Recife recebeu 23 chamados, incluindo pedidos de vistorias e colocação de lonas.
Dois abrigos foram ativados: o do CSU Bidu Krause e o do Arruda. Outros três espaços estão de prontidão.
Às 4h50 da manhã, o Centro de Operações (COP) identificou via videomonitoramento alagamentos nas seguintes áreas:
Av. Dois Rios (Sesi)
Av. Mascarenhas de Moraes (diversos trechos)
Av. Abdias de Carvalho (Praça da Chesf)
Av. Caxangá (sob o viaduto da BR-101 e nº 609)
Av. Recife (entrada do Ibura)
Já a Autarquia de Trânsito do Recife (CTTU) divulgou às 6h58 os seguintes pontos de alagamento:
Em Paulista, a Secretaria de Educação anunciou a suspensão das aulas da rede municipal durante o período da manhã desta quinta-feira como forma de precaução da segurança de estudantes, professores e familiares.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 153 ou pelo WhatsApp (81) 99784-0270.
Em nota, a Prefeitura de Olinda também decidiu por suspender as aulas da rede municipal. No material, a gestão afirmou que a ação tem o objetivo de preservar a segurança da população.
A tábua de maré desta quinta-feira aponta pico de 2,15 m às 5h14. A combinação entre maré cheia e volume elevado de chuvas contribui para o transbordamento de canais e agrava alagamentos em áreas baixas do Recife.
A previsão é de nova maré alta às 17h42, com 2,05 m, o que pode prolongar os transtornos em algumas regiões da cidade.