Exclusivo: Raquel vai reformar 10 mil casas de famílias carentes

CEHAB tocará projeto de reforma em imóveis residenciais de pessoas pobres. Licitação prevê reforma de 10.000 (dez mil) casas por todas regiões do Estado

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 14/05/2025, às 19h11 - Atualizado às 19h19

A licitação para as 10 mil casas populares será conduzida pela CEHAB, estatal de habitação do governo Raquel Lyra - Amaro Lima/ Alepe
A licitação para as 10 mil casas populares será conduzida pela CEHAB, estatal de habitação do governo Raquel Lyra - Amaro Lima/ Alepe

Sem alarde, a governadora Raquel Lyra (PSD) está planejando mais uma iniciativa de impacto social na área da habitação. O Governo do Estado abriu licitação para reforma de "10.000 (dez mil) unidades habitacionais precárias" por todas as regiões de Pernambuco.

A licitação será conduzida pela CEHAB, estatal de habitação do Estado.

Os contratos serão divididos em sete lotes, de acordo com as regiões de Pernambuco.

A abertura das propostas das empresas interessadas já está marcada para 9 de junho.

Ainda não há data para lançamento do programa e início das obras, mas, segundo fontes não oficiais, o objetivo é que as reformas estejam a todo vapor em 2026.

ESTATAL TOCADORA DE OBRAS DA GOVERNADORA

A Companhia Estadual de Habitação (CEHAB) tem sido alçada a órgão estratégico no plano de obras da gestão da governadora Raquel Lyra (PSD). A estatal tem atuado em áreas variadas, muito além da habitação, como, por exemplo, ser a responsável por parte das reformas no Hospital da Restauração, a maior unidade de saúde do Estado.

O orçamento previsto para a estatal de habitação vem sendo "turbinado" na gestão Raquel Lyra.

Segundo dados do próprio Portal da Transparência do Poder Executivo, o orçamento inicial (receita total prevista) da estatal em 2022, último ano da gestão do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), ficou em R$ 1,68 milhão.

Para 2025, o orçamento total previsto prevê um aumento ainda maior. A CEHAB tem R$ 97,11 milhões de receita total prevista.

Ou seja, comparando 2025 com o último ano da gestão Paulo Câmara, o orçamento previsto da CEHAB cresceu 57 vezes.

A estatal enviou nota ao site Jamildo.com para justificar a ampliação do escopo de atuação da CEHAB, embora o site jamais tenha questionado a mudança de rumos, só acompanhando, só registrando a evolução.

"A CEHAB tem por objeto social participar da política de desenvolvimento urbano do Estado, executar obras de desenvolvimento urbano e as obras provenientes da Secretária Estadual de Projetos Estratégicos (Sepe-PE) que visam a implantação de equipamentos estruturadores do desenvolvimento socioeconômico do Estado, promover a racionalização dos problemas habitacionais, sob o prisma do relevante interesse social, exercendo também as atividades de planejamento e execução de políticas públicas habitacionais", disse a nota.

A questão ganhou destaque após o site Jamildo.com revelar que a estatal de habitação seria a responsável por parte das reformas do Hospital da Restauração. Deputados estaduais de oposição repercutiram a novidade na Assembleia Legislativa do Estado.

O Governo justificou na nota que "todas as obras estratégicas do Governo do Estado podem ser da competência da CEHAB, a exemplo da reforma do Hospital de Restauração, citada na referida postagem".