Cynara Maíra | Publicado em 02/12/2024, às 07h00
Neste primeiro dia útil de dezembro, o cenário político se agita em preparação para o recesso parlamentar e o início de novos mandatos em 2024.
Com isso, nesta segunda-feira (02), dois eventos importantes ocorrem em Pernambuco. Ainda no período da manhã, às 9 horas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se reúne com os prefeitos eleitos nas eleições de 2024.
Enquanto isso, a partir das 14h30 os deputados estaduais votarão a nova mesa diretora para o biênio 2025-2027.
Dentre os 184 políticos convidados, o prefeito João Campos (PSB) já confirmou a presença no evento. O encontro de Raquel com os gestores do mandato 2025-2028 ocorre no Recife Expo Center, localizado no bairro de São José, Centro do Recife.
O plano de Raquel Lyra é apresentar um balanço de seus feitos nos primeiros dois anos de Governo, ouvir demandas dos municípios e dialogar novas parcerias.
Como em um encontro coletivo há pouco espaço para entendimento de demandas específicas de cada localidade, Raquel já citou que tem planos de conversar individualmente com os novos prefeitos após a posse, em 1º de janeiro.
Aliada da governadora Raquel Lyra e com a eleição sub júdice após ter registros de mandato cassado, Pollyana Abreu (PSDB) confirmou a participação no evento.
O encontro estava previsto inicialmente para o dia 22 de novembro, mas após pedido de prefeitos que teriam agenda em Brasília, a reunião ficou para 2 de dezembro.
Já no horário da tarde, ocorre a nova eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O pleito que definirá o novo presidente do Parlamento Estadual já ocorreu em 2023, mas foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ocorrer antes do mês de outubro do último ano do biênio.
O grupo que liderará a Alepe entre 1º de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027 deve manter a presidência da eleição antecipada de 2023, com o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) reeleito.
Em consenso sobre a reeleição de Porto, a primeira-secretaria é o principal ponto de disputa entre os deputados estaduais. Isso porque há um embate pelo posto entre o atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade), e Francismar Pontes (PSB).
Isso porque Pontes foi o eleito como primeiro vice-presidente na disputa anulada, posto que Porto agora apoia para o deputado Rodrigo Farias (PSB).
A "dança das cadeiras" também ocorre na segunda vice-presidência. Enquanto no pleito anulado a posição foi para o deputado Fabrício Ferraz (Solidariedade), Álvaro Porto declarou apoio para a Aglailson Victor (PSB).
Com votação impressa e secreta, não há como saber certamente o resultado da disputa pela mesa diretora.
Simepe cobra Secretaria de Saúde sobre crise pediátrica no Hospital da Restauração
Fim da eleição na OAB-PE não pacifica clima e Fernando Ribeiro entra com queixa-crime contra ex-presidente
Prefeitura do Recife levará alunos vencedores de Olimpíada para NASA; entenda