Com Álvaro garantido, deputados se agitam por possível disputa de outras vagas na mesa diretora

Deputados acreditam que STF determinará nova eleição na Assembleia Legislativa e vagas na mesa podem mudar de mãos. Álvaro Porto é visto como favorito

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 22/10/2024, às 13h40

Álvaro Porto é presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco - 📸 Jarbas Araújo / Alepe
Álvaro Porto é presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco - 📸 Jarbas Araújo / Alepe

Após o site Jamildo.com revelar, em primeira mão, a ação da Procuradoria Geral da República contra a eleição antecipada da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2025/2026, ocorrida em novembro de 2023, os deputados já se movimentam para a eventual disputa das vagas na mesa diretora.

Os 49 deputados estaduais ficaram sabendo pelo site Jamildo.com da ação no STF.

Vários deputados estaduais ouvidos pelo Jamildo.com cravam que, caso haja nova eleição, a recondução do deputado Álvaro Porto (PSDB) estaria garantida.

Álvaro teve 40 votos em novembro de 2023 e deve, segundo os deputados, ter uma votação semelhante ou mesmo ser candidato único.

Nenhum deputado se animaria a enfrentar o atual presidente, segundo os colegas.

Todavia, as demais vagas da mesa diretora podem ficar em aberto.

A conjuntura interna da Assembleia mudou, inclusive pelo resultado das eleições municipais, que alterou algumas cadeiras na Assembleia Legislativa.

A avaliação nos bastidores é que o ministro Flávio Dino, relator do processo no STF, deve decidir a liminar nos próximos dias. Os deputados já sabem que há vários precedentes do STF em outros estados, sobre a mesma situação de reeleição antecipada da mesa.

A Mesa Diretora da Alepe é composta por 14 deputados, incluindo o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e sete suplentes.

Candidato único à Presidência, em novembro de 2023, Álvaro Porto foi reeleito com 40 votos. Gustavo Gouveia (SD), que também não concorreu com ninguém, teve a mesma votação para se reeleger na Primeira-secretaria, o segundo cargo mais importante da mesa.

Francismar Pontes (PSB) foi eleito primeiro-vice-presidente. Fabrizio Ferraz (Solidariedade) foi eleito segundo-vice-presidente. Claudiano Martins Filho (PP) foi segundo-secretário. Romero Sales Filho (União Brasil) terceiro-secretário. Coronel Alberto Feitosa (PL) quarto-secretário.

Os suplentes são Doriel Barros (PT), Henrique Queiroz Filho (PP), Pastor Cleiton Collins (PP), Joel da Harpa (PL), Joãozinho Tenório (Patriotas) e Romero Albuquerque (União Brasil).

Os cargos na mesa diretora são importantes, por terem funções regimentais na Assembleia, trazerem maior influência política para os deputados, além de uma verba de gabinete maior.

@blogdojamildo

Sem fazer alarde, a Procuradoria Geral da República entrou com uma ação no STF contra a Resolução ALEPE 1.936/2023, que autorizou a reeleição antecipada do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB). A medida permitiu a reeleição dele e de outros membros da mesa diretora para o biênio 2025/2026, ainda em 2023. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo #notícia #blogdojamildo

♬ som original - Jamildo.com

LEIA A NOTA DA ASSEMBLEIA, APÓS A REVELAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO DO SITE

A Assembleia Legislativa de Pernambuco informa que ainda não foi notificada sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) encaminhada pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a Resolução da Alepe de nº 1.936/2023, que permitiu a reeleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

Acrescenta que foi informada da ADI pela imprensa e que recebe o questionamento da PGR com tranquilidade. E adianta que quando for notificada e tomar ciência da ação, irá se posicionar e tomar as medidas cabíveis.

@blogdojamildo