Com falta de cirurgiões pediátricos no Hospital da Restauração, Simepe se reúne com Secretaria Estadual de Saúde para cobrar soluções
Da Redação | Publicado em 30/11/2024, às 14h53
Na última terça-feira (26), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) participou de uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para tratar da crise na Cirurgia Pediátrica no estado.
Também vinculados com o tema, representantes da Sociedade de Cirurgia Pediátrica, do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e da SES discutiram ações para enfrentar a precariedade nas condições de trabalho e assistência médica.
O foco da crise nas cirurgias pediátricas é o Hospital da Restauração (HR), que enfrenta sérios problemas estruturais e superlotação. A situação tem impactado diretamente os hospitais Barão de Lucena e Otávio de Freitas, que lidam com uma demanda crescente sem recursos suficientes.
Segundo médicos da rede estadual, diversos dias na semana há falta de cirurgiões pediátricos para realizar procedimentos no HR. Como maior hospital público de Pernambuco e referência em atendimentos de urgência e emergência, a situação prejudica todo sistema pernambucano.
“A Cirurgia Pediátrica está enfrentando um momento crítico em Pernambuco. Médicos especialistas enfrentam condições precárias, insumos insuficientes, além de outros problemas que afetam a rede estadual de saúde, comprometendo a assistência às crianças. O Simepe continuará atento a essa questão, cobrando respostas efetivas e defendendo os direitos dos médicos e da população", afirmou Carol Tabosa, vice-presidente do Simepe.
O sindicato se comprometeu a acompanhar de perto as ações do governo para garantir melhorias na estrutura hospitalar e no atendimento à população. O grupo relata que soluções imediatas são consideradas indispensáveis para reverter o que consideram o colapso no sistema estadual de saúde.
Como forma de melhorar a situação do Hospital da Restauração, o Governo Raquel Lyra (PSDB) tem apresentado melhorias na unidade hospitalar.
Já em outubro, a gestão entregou a reforma de 38 leitos no 7º andar, local para pacientes de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. Áreas de enfermarias também foram revitalizadas.
Leia também
@blogdojamildo