Médicos celetistas de PE iniciam mobilização por reajustes salariais e melhores condições de trabalho; nova assembleia está marcada para dezembro
Da Redação | Publicado em 11/11/2024, às 12h42
Em uma Assembleia Geral virtual, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e os médicos celetistas do Estado deram início a um movimento por melhores condições de trabalho e valorização profissional, que será apresentada para o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe).
O encontro contou com a participação de lideranças sindicais, como a vice-presidente Carol Tabosa, e diretores Rodrigo Rosas, Robson Miranda, Carlos Eduardo Cunha, Jamilly Leite, Sylvio Vasconcelos, José Tenóri, Malu David, Lilian Parra e Adilson Morato. O advogado da Defensoria Médica do sindicato, Ricardo Santos, também esteve presente.
Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial, incluindo melhorias nos valores pagos para plantões em feriados, horas extras, regime de sobreaviso e adicional noturno. Os profissionais também pleiteiam a incorporação de gratificações de plantão aos vencimentos.
"O diálogo é o fator crucial para melhorar o exercício profissional do médico e é isso que nós como sindicato buscamos sempre. Todas as demandas serão discutidas em conjunto para melhor entendimento, união e enfrentamento em prol das melhorias necessárias", afirmou Carol Tabosa.
Uma nova assembleia foi agendada para o dia 3 de dezembro, às 19h, novamente em formato on-line. O movimento permanece em estado de assembleia permanente, sinalizando a continuidade das negociações até que as demandas sejam atendidas pelas instituições de saúde.
Algumas das mobilizações do Simepe já surtiram efeito, ainda em setembro. O sindicato negociou com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) a ampliação de equipe médicas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em áreas do Recife.
O processo de negociação também gerou a inserção de uma nova ambulância para cada uma das quatro unidades contempladas pela conciliação com o Governo do Estado.
A celebração de conquistas da categoria também foi motivo de celebração em outubro, Mês do Médico, quando o Simepe realizou uma festa no Classic Hall, chamada de Festa do Médico.
Leia também
@blogdojamildo